Setenta e nove estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, tiraram nota acima de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, na manhã desta terça-feira (14), foi feita a tradicional foto com os alunos. A imagem representa o desempenho dos alunos e equipe escolar no certame. Ainda segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a fotografia é uma oportunidade de reforçar a importância da educação pública e o protagonismo dos estudantes que, com dedicação e apoio, podem alcançar grandes conquistas e realizar seus projetos de vida.
O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do Exame.
A professora Ione de Jesus Araújo Franco leciona Língua Portuguesa, Redação e Literatura, sendo muito atuante na Redação. Ela falou sobre o bom desempenho dos alunos no Enem. “Sem dúvida alguma, isso se deve ao projeto de construção e reconstrução do texto que eu trabalho há nove anos e à dedicação dos alunos, ao compromisso, à vontade de querer aprender também. E, ainda, a um treinamento intenso ao longo do ano, sem dúvida”, afirmou.
Ela também comentou as principais dicas que repassa aos alunos durante a preparação ao Enem. “Fundamentalmente a dedicação quanto à pesquisa, quanto à reescritura do texto intensamente. Isso é preciso para que ele domine todo o texto dissertativo. Entender os repertórios socioculturais, os problemas que permeiam a sociedade e o compromisso. O compromisso é fundamental”, afirmou a professora Ione.
VEJA MAIS:
A estudante Ingrid Vitória, 18 anos, tirou nota 900 pontos na redação do Enem. “É um resultado para mim que foi muito gratificante, principalmente pelo trabalho que a professora propôs para nós, alunos, dentro da sala de aula. Eu estou muito feliz pela minha nota e principalmente pelo resultado dos meus amigos, pelas notas deles também”, disse. Ela afirmou que seguiu as orientações dadas pela professora em sala de aula. “E eu consegui fazer completamente a redação, desde a introdução até a finalização dela”, afirmou. Ingrid pretende cursar Farmácia.
Felipe Monteiro da Silva, 17 anos, tirou nota 840. “É uma longa caminhada, pois o ensino médio todo vai fazendo a gente, vai fazendo inúmeras coisas, tipo o senso crítico, a forma de escrever. Então tudo vai ser um processo, uma escada”, disse. Felipe pretende cursar Serviço Social e comentou sobre sua estratégia. “Acho que principalmente a educação. Com os empecilhos que tem a educação brasileira, ainda assim essa escola conseguiu fazer muito bem que eu me tornasse esse cidadão que eu sou hoje”, afirmou. Com relação ao Enem, ele disse que o estudante pode continuar fazendo o que gosta em seu dia a dia, mas que deve priorizar os estudos.