Enem 2022: aliar revisão direcionada com descanso pode ser decisivo na reta final de preparação
A dica dos professores é focar em questões de provas passadas e procurar começar a desacelerar o ritmo de estudo nas semanas que antecedem o teste
A dica dos professores é focar em questões de provas passadas e procurar começar a desacelerar o ritmo de estudo nas semanas que antecedem o teste
Faltando três semanas para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o indicado por professores que atuam na preparação dos alunos para as avaliações é que o momento de reta final seja um equilíbrio entre descanso e revisões focadas em questões já abordadas anteriormente. O Pará teve cerca de 199.843 inscrições na edição deste ano da prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim, os dias que faltam até 13 de novembro, data em que os testes começam, estão sendo acompanhados de preparativos.
VEJA MAIS
“Nessa reta final, eu estou mais revisando os conteúdos, fazendo provas antigas. Está sendo cansativo, mas tenho ido. A gente tem que tentar fazer as coisas. Tenho um pouco mais de dificuldade em biologia. Então, vejo quais são meus erros e tento consertar com base nisso. Se errei mais coisas de ecologia, vou estudar mais de ecologia, que é um conteúdo que cai muito no Enem”, detalha João Guilherme.
A disciplina adotada ao longo dos anos de preparação ganhou, também, um novo alvo: o respeito pelo momento de descansar. “Como tem dias que eu chego mais tarde e mais cedo em casa, eu determino um único horário [para estudar]. Mesmo que eu chegue mais tarde, eu sei que é nesse horário que vou começar. Então, procuro fazer umas pausas, assistir algumas coisas. É importante, se não eu não consigo render bem no estudo”, conclui.