MENU

BUSCA

Empresária tem voo cancelado e aguarda há mais de 30 horas em Brasília para voltar a Belém

Monique Teles tinha um compromisso publicitário nesta segunda-feira e perdeu devido ao cancelamento

Emanuele Correa

A jornalista, empresária e modelo fotográfica Monique Teles, 31, é paraense, mas mora em São Paulo (SP), onde trabalha. No último domingo (16) embarcou em um voo da empresa aérea Latam linhas aéreas no aeroporto de Congonhas, com escala em Brasília (DF), antes de chegar em Belém. Nesta segunda-feira (17) tinha um compromisso publicitário com uma empresa, na capital paraense. No entanto, o voo foi cancelado pelo comandante com os passageiros dentro da aeronave, segundo o relato da empresária.

"Meu voo Latam 3193 saia dia 16 (domingo) de Congonhas (SP) para Belém e a previsão de chegada era para o mesmo dia 16/01, às 22:40, com conexão em Brasília. Mas, ao chegar em Brasília consegui embarcar no voo Latam 3796, que apesar do horário inicial de partida ser às 20:50, ainda se encontrava em solo. Os passageiros reclamavam da espera. Depois de 40 minutos o comandante informou que em razão do atraso aquela tripulação não poderia seguir com o voo, pois infringiria a lei de carga horária que os protege. Deixando todos os passageiros sem orientação. Simplesmente abandonaram a aeronave e o único que ficou foi o comandante, que comunicou aos passageiros que deveriam desembarcar e retirar seus pertences. Este ainda ratificou que a companhia está com 50% do seu efetivo com a Covid-19", relatou a empresária.

Após o anúncio do cancelamento do voo, Monique começou a gravar e registrar em suas redes sociais os acontecimentos. Em um dos vídeos, é possível ver os demais passageiros retirando seus pertences e se encaminhando para saírem do avião. A jovem relembra que aguardou quase 1h30 para ser atendida e que recebeu um e-mail da companhia aérea remarcando o voo para terça-feira (18). "Começou então o martírio. Ao chegar no salão de informação nos deparamos com a lentidão de um sistema asfixiado, pois cada atendimento levava em média 1h e 20 min. Durante o atendimento recebi e-mail do reagendamento do voo - terça-feira dia 18/01 às 08:30 - o que causou grande desgaste físico e emocional. Sobretudo, para idosos e crianças. Vale ressaltar que em nenhum momento houve falta de respeito ou grosserias com os passageiros, o descaso está na companhia Latam", frisou.

A modelo junto com os passageiros, em Brasília, precisavam dormir e foram levados a um hotel local. Teles reforçou que além do cansaço e frustração com a impossibilidade de chegar a Belém ao seu compromisso de trabalho - e por isso ter que remarcar com o cliente -, ainda ficou revoltada com as condições que sua mala foi entregue no hotel, com as roupas molhadas e manchadas. "Fomos enviados ao hotel Saint Morritz, em Brasília, que não apresentava estrutura para receber a quantidade de passageiros. A espera perdurou até as 5 da manhã. Tinha crianças dormindo pelo chão, pessoas dormindo no sofá do hotel, e mais uma vez se observa o despreparo na logística da companhia aérea", relembrou.

"A revolta maior é chegar no hotel abrir a mala e se deparar com as roupas molhadas e manchadas. Muito provavelmente a chuva torrencial no aeroporto de Congonhas foi a causadora ou melhor a falta de cuidado com os pertences. Eu tinha um compromisso publicitário, nesta segunda, por isso que estava vindo de SP para Belém. Mas vou ter que remarcar com o cliente", completou a jornalista.

A passagem foi remarcada para terça-feira (18), com saída às 8h30 de Brasília e previsão de chegada em Belém às 11:05. Monique reforça a sua indignação e conta que o trabalho foi remarcado com a empresa. E espera que a empresa aérea se retrate e a assista. "Chego amanhã. Saída às 8h30 daqui de Brasília e a previsão é para chegar em Belém às 11h05."

Por nota, a LATAM Airlines Brasil informou que o voo "LA 3796  (Brasília – Belém), programado para decolar às 20h10 (horário de Brasília) de domingo (16), foi cancelado devido à falta de tripulação, em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza. A LATAM lamenta essa situação totalmente alheia à sua vontade e não está medindo esforços para comunicar diariamente a todos com a maior antecedência possível. A empresa reforça que prestou a assistência (hospedagem + alimentação)  à passageira em questão, que foi reacomodada no voo LA 3174 da companhia, com decolagem prevista para terça-feira (18), às 08h30".

Belém