MENU

BUSCA

Embarcação do século XIX na Doca: acompanhe a linha do tempo do achado

Descoberta em agosto de 2024, embarcação metálica do século XIX passa por etapas de resgate e restauro em Belém

Gabriel da Mota

A descoberta de uma embarcação metálica durante as obras do Parque Linear da Doca, em Belém, está trazendo à tona parte da história fluvial da cidade. O achado arqueológico foi feito no dia 12 de agosto de 2024, durante escavações para a construção do parque, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal. Desde então, o resgate da estrutura, com 22 metros de comprimento, 7 metros de largura e 2,25 metros de profundidade, tem sido realizado em etapas pela equipe de arqueólogos e restauradores responsáveis pelo projeto.

Confira a linha do tempo das principais ações relacionadas ao barco do Século XIX:

12/08/2024: A descoberta do barco

A embarcação foi encontrada a cerca de 1 metro de profundidade, em uma área próxima ao antigo Igarapé das Almas, no trecho do canal da Doca. Segundo Kelton Mendes, arqueólogo que monitora o resgate, os segmentos encontrados pertencem à proa e à parte mesial (meio) da embarcação, que pode ter sido usada para transporte de mercadorias ou pessoas no final do século XIX e início do século XX.

11/12/2024: Resgate da proa do barco

A primeira etapa do resgate foi concluída com a retirada do fragmento da proa, que passou a ser tratado no estacionamento de uma universidade particular, onde está sendo montado um laboratório de conservação e restauro para análise detalhada da estrutura.

10/01/2025: Resgate do segundo segmento

A equipe de arqueologia conseguiu retirar o segundo fragmento, também da parte mesial da embarcação. Esse segmento foi transferido para o mesmo local do primeiro, onde ambos aguardam o início do processo de restauração.

Próximos passos: Resgate do terceiro segmento

O resgate da terceira parte da embarcação, também da área mesial, está previsto para ocorrer quando as condições climáticas permitirem. O período de chuvas intensas e as variações da maré têm dificultado os trabalhos no canal da Doca, segundo os arqueólogos.

17/01/2025: Inteligência Artificial recria como seria o barco

A redação de Oliberal usou aplicativos de inteligência artificial para recriar a imagem do que seria o barco do Século XIX encontrado no canal da Doca.

Estudos em andamento sobre o barco encontrado na Doca

De acordo com Kelton Mendes, mais detalhes sobre o contexto histórico e a função da embarcação só serão confirmados após os estudos laboratoriais, que incluem análises químicas e de materialidade, além de pesquisas históricas em arquivos nacionais e internacionais.

A embarcação, considerada um achado inédito para Belém, será restaurada e, posteriormente, exposta em um museu. A expectativa é que os estudos aprofundados revelem mais sobre o papel desse objeto na história da cidade e sua ligação com o antigo Igarapé das Almas, uma área de intensa atividade comercial nos séculos XIX e XX.

Belém