MENU

BUSCA

Em clima de despedida das férias, famílias vão à Praça da República no último domingo de julho

Local é escolhido pela tranquilidade em comparação com as praias neste período de preparação para a volta ao trabalho e às aulas

Camila Guimarães

Não foram apenas os balneários do litoral paraense que atraíram as pessoas nesse último fim de semana de julho. Perto de acabar o período de maior lazer e descanso, famílias aproveitaram a Praça da República, no bairro da Campina, em Belém, para relaxar e recarregar as energias neste domingo (28).

O local de lazer e descanso já é ponto de passeio tradicional da cidade, com amplos espaços verdes, arquitetura clássica e a marcante Feira de Artesanato, que não encanta apenas os que vêm de fora, mas também os próprios moradores da cidade. Exaltando a sensação de pertencimento, o empresário Luís Guilherme da Silva Cardoso, de 31 anos, explicou os motivos de escolher a Praça da República como último passeio das férias escolares para a sua família:

"Como um bom paraense, a gente gosta de aproveitar a nossa cultura e a Praça da República eu acho que é um ponto turístico que todo paraense vem, dia de domingo, para aproveitar com os filhos, comprar artesanato, fazer o que tem que ser feito que é passear ao ar livre, ainda mais no nosso clima que é muito quente. Aqui pelo menos bate um ventinho", argumenta.

Matar a saudade da família e da praça

Outra família que escolheu a Praça da República como ponto de encontro no domingo foi a família Guedes. A advogada de 38 anos, Valéria Guedes, reuniu não apenas a filha, Arieela, de 16 anos, que não mora em Belém, mas em São Paulo, como também agregou sobrinhos e a cunhada para um dia de lazer no gramado da praça.

"A minha filha não mora em Belém, mas em São Paulo, então a gente veio para curtir um pouco com ela, matar a saudade dela de Belém", comenta.

Para Valéria, o ponto positivo da praça é a tranquilidade, principalmente para quem já aproveitou outros finais de semana do mês na agitação dos balneários: "A gente veio curtir o domingo em família, fugir da agitação da praia e procurar mais tranquilidade. A gente não esperava que a praça fosse estar tão calma. A gente veio ter um aconchego em família, uma diversão, sair um pouco de casa", ela diz.

Quem estava aproveitando muito o passeio era a sobrinha de Valéria, a estudante Ruanny Guedes, de 10 anos. Ela diz que viveu intensamente essas férias de julho para chegar no segundo semestre, na escola, cheia de histórias para contar:

"Eu estou no 5º ano da escola. Estou aproveitando muito essas férias para voltar a estudar todo dia de tarde. Também estou aproveitando para matar a saudade da minha prima, antes que ela vá embora. Ela não vem muito para cá, então a gente aproveita as férias. Nessas férias, a gente está aproveitando bastante, passeando muito". 

Belém