MENU

BUSCA

Domingo de Ramos: devotos se reúnem na Cidade Velha para a bênção que dá início à Semana Santa

Na Catedral Metropolitana a programação começou com a bênção dos Ramos e procissão, saindo da Igreja Santo Alexandre para a Catedral Metropolitana

O Liberal

A Semana Santa inicia, neste Domingo de Ramos (13), em memória à entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho - o símbolo da humildade - e aclamado pelo povo simples, que o acolhia com seus ramos de oliveiras e palmeiras como "Aquele que vem em nome do Senhor".


Na Catedral Metropolitana, a programação começou às 8h30, com bênção dos Ramos e procissão, saindo da Igreja Santo Alexandre para Catedral Metropolitana, onde foi presidida a Santa Missa pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.  

Diz a Arquidiocese de Belém: "Com a procissão de Ramos, fazemos memória da entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém para sofrer a Paixão. Os ramos, que trazemos nas mãos, significam que reconhecemos Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus, o nosso Rei. Significa também que nos dispomos a segui-lo".

Segundo o Arcebispo de Belém, Dom Alberto, a Semana Santa, também chamada de Semana Maior, significa “dizer em nome de toda a sociedade, das nossas famílias, das pessoas, que Jesus é bem-vindo.” Ele explica que a celebração é uma forma de repetir o convite da multidão na entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém. “Nós queremos repetir aquilo que se disse quando Ele entrou em Jerusalém, bendito o que vem em nome do Senhor e, hoje, nós queremos dizer que ele é bendito também quando nós manifestamos a nossa solidariedade”, afirma.

No Domingo de Ramos é realizada também a Coleta Nacional da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade (CF) 2025, com tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. Do total da arrecadação, 60% ficarão para ações de caridades da Arquidiocese de Belém que este ano será destinado ao Projeto Igreja rumo a COP 30 - Ecologia Integral.  Já os 40% serão para o Fundo Nacional da Solidariedade, para uso de campanhas sociais no Brasil, conforme direcionamento da Coordenação de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Nós somos convidados a amadurecer no conhecimento e no valor da fraternidade e com o tema tão bonito que foi escolhido. Então, nós olhamos a nossa realidade com um olhar de otimismo sadio, otimismo cristão e procuramos fazer com que todos vivam como irmãos e essa fraternidade se estende também, como convida o Papa Francisco, ao cuidado com a terra, a nossa casa comum”, explica o Arcebispo de Belém, Dom Alberto.

VEJA MAIS:

Semana Santa: entenda o significa do 'Domingo de Ramos' para os católicos
Celebração abre programação da Páscoa em Belém com bênção dos ramos e procissões

Arquidiocese de Belém divulga programação da Semana Santa; confira os horários
A programação começa no Domingo de Ramos, 13 de abril, e segue até o Domingo de Páscoa, dia 20 de abril

Fé e devoção

Todos os anos, Rivanize dos Santos participa da celebração na Igreja Santo Alexandre e conta que sempre é um momento único de renovação.“Esse momento é um momento de paz, de reconciliação com Deus, de pedir perdão aos nossos pecados e de uma vida nova, a páscoa é isso”, acrescenta.

Ela e seu esposo, Nilson dos Santos, moram no bairro da Cidade Velha desde 1982 e explicam que no período da páscoa podem servir a igreja e uns aos outros em gratidão ao que essa celebração representa. “Nós temos nessa época aquele sentimento de que realmente Deus está perto de nós e mandou seu filho em sacrifício para nos salvar”, afirma Nilson dos Santos.

Pela primeira vez, Alexandra Orlanda, de 15 anos, pôde participar da celebração na Igreja Santo Alexandre e na Catedral Metropolitana. Ela relata que será uma memória guardada para toda a vida. “É muito gratificante estar aqui, porque é uma emoção enorme para todos nós, católicos, porque só quem frequenta realmente sabe qual é a emoção que tem. É muito bonito aqui, a igreja e a celebração. Muito significante pra mim”, detalha.

Belém