MENU

BUSCA

Diretoria da Festa recebe bênção na Missa do Envio

Dom Alberto Taveira presidiu cerimônia na Basílica nesta segunda (23)

Eduardo Rocha

Em cerimônia inédita, na Basílica Santuário de Nazaré, no final da tarde desta segunda-feira (23), o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Missa do Envio destinada a abençoar os 32 casais que integram a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) à frente dos preparativos para o Círio 2019. A cerimônia foi requisitada pelo próprio arcebispo, porque na semana que vem ele viajará para o Vaticano, na Europa, a fim de participar do Sínodo dos Bispos da Amazônia, mediante convocação do papa Francisco. Ao final da missa, Dom Alberto deu a bênção aos integrantes da DFN, na presença de membros da Guarda de Nazaré.

"Tudo está pronto para o Círio. Agora, é colocar em prática aquilo que foi o esforço da Diretoria do Círio, da Guarda de Nazaré, dos padres barnabitas, da Arquidiocese durante o ano. Colocar em prática, tendo a certeza da inspiração de Deus, a certeza da oração àquela que intercede por nós; saber que homenageando a Maria, nós todos nos aproximamos do seu filho, porque quem chega até Nossa Senhora, se aproxima de Jesus", afirmou o arcebispo. "Então, ela leva todas as nossas necessidades a Jesus, e nós confiamos no seu amor, na sua intercessão e no seu exemplo. É por isso que estamos vivendo essa Missa de Envio que foi programada para a Diretoria do Círio", acrescentou.

Chama a atenção de Dom Alberto, no que se refere à Diretoria da Festa de Nazaré, O "a dedicação, o empenho, a seriedade com que eles levam a sério aquilo que fazem". "Agora, é fazer o Círio", acrescentou, referindo-se à missão que os casais da DFN têm pela frente. Dom Alberto Taveira Corrêa viajará para o Vaticano em 4 de outubro e retornará a Belém em 29 do mesmo mês. Ao ser perguntado sobre a ausência dele no Círio em 13 de outubro, o arcebispo respondeu que estará "rezando pelo Círio, e desejoso de estar aqui; mas a convocação do papa me faz ir para lá".

No período em que o arcebispo metropolitano e os bispos auxiliares de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro e Irineu Roman, estiverem ausentes de Belém, durante o período do Círio, atuarão na capital paraense o núncio aspostólico, Dom Giovanni d´Aniello, e mais os bispos Dom Gilberto Pastana, paraense de Santarém que mora em Crato (CE), e o auxiliar dele, Dom Fernando.

O diretor-coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Cláudio Acatauassu Nunes, disse que essa foi a primeira vez da realização da Missa do Envio da DFN. "Dom Alberto, em função do Sínodo da Amazônia, não vai poder participar deste Círio, mas ele fez questão de fazer uma celebração exclusiva para estimular a fé da Diretoria, da Guarda e de todos os presentes. E essa missa de hoje vai fazer parte, agora, da nossa agenda anual", afirmou. "Essa missa nos fortalece, mostra que a Igreja está conosco e nós estamos com a Igreja, ou seja, nós estamos unidos", observou Acatauassu, informando que em breve serão veiculadas mensagens que Dom Alberto gravou referentes ao Círio 2019.

Belém