Dia Mundial da Prematuridade: mais de 12 mil bebês nasceram prematuros em um ano, no Pará
Novembro é marcado por datas que alertam à saúde, como o Novembro Roxo, mês de conscientização e prevenção da prematuridade; 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade
Em um ano, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, 12.230 bebês nasceram prematuros no Pará. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que informou que o crescimento das taxas mostra a necessidade de maior atenção na assistência pré-natal e na intervenção precoce, fortalecendo a saúde das mães e crianças paraenses e oportunizando um nascimento sadio. O tema ganha maior visibilidade nesta sexta-feira (17), no Dia Mundial da Prematuridade.
VEJA MAIS
A prematuridade é um desafio que afeta várias famílias todos os anos. É considerado prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional. O mês de novembro é estabelecido para conscientizar e prevenir a causa e, neste ano, a campanha global tem como tema ‘Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares’, enfatizando os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido (GLANCE), incluindo a ONG Prematuridade, que representa o Brasil nessa rede, escolheram enfatizar o tema da campanha em 2023. A médica pediatra e neonatologista Tattiana Alvarez, de Belém, explica a importância da temática.
“O pele a pele precoce só traz benefícios para o bebê prematuro, tanto no momento do nascimento, quanto a longo prazo. E quanto menor a idade desse bebê, a necessidade desse contato com a mãe e com o pai é ainda maior. E isto é comprovado cientificamente, por isso, a Organização Mundial da Saúde e todas as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido escolheram trazer esta temática novamente em 2023”, descreve a médica.
Segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizado em 2021, gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e à desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil. O país é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros e registra anualmente cerca de 340 mil bebês que nascem antes de completar 37 semanas.
Principais causas e características
As principais causas de parto prematuro são: bolsa rota/ruptura prematura de membrana (Rupreme ou Roprema); hipertensão materna; insuficiência istmo-cervical; descolamento prematuro da placenta; placenta prévia; malformações uterinas; infecções uterinas; gestação múltipla; fertilização in vitro; e malformações fetais.
Algumas características que o prematuro pode conter são: baixo peso, pele fina, brilhante ou rosada, veias visíveis, pouca gordura sob a pele, pouco cabelo, orelhas mais finas e moles, cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo, musculatura fraca e pouca atividade corporal, poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir).
Cuidados
Conforme a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), aproximadamente 40% das mortes de bebês ocorrem no período neonatal (primeiros 28 dias de vida), e muitos desses números ocorrem por infecções que podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis para as gestantes. Na gestação, os anticorpos da mãe passam para a criança por meio da placenta e, depois do nascimento, pelo leite materno.
A vacina tríplice bacteriana, por exemplo, protege contra coqueluche, tétano e difteria, e todas essas doenças causam complicações na gravidez e são responsáveis por altas taxas de mortalidade de recém-nascidos. É muito importante não atrasar a dose da vacina para que quando o bebê nasça, já tenha a imunização.
Idade gestacional
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma classificação mais detalhada das idades gestacionais: entre a 34ª e 36ª semana, é considerado como prematuro tardio; de 32 a 33, como prematuros moderados; muito prematuros entre 28 e 31; e prematuros extremos para aqueles bebês nascidos abaixo de 28 semanas. Além disso, o peso dos bebês é caracterizado em: baixo peso – com menos de 2,5kg (2.499g ou menos); muito baixo peso – menos de 1,5kg (1.499g ou menos); e extremo baixo peso – aqueles com peso menor que 1kg (999g ou menos).
Qualificação
A Sespa informou que incentiva a qualificação profissional com treinamento para atuação nas principais emergências obstétricas; amplia a discussão sobre territorialização, rede de atenção à saúde e linha de cuidado materna infantil, além de oferecer educação em saúde a gestante quanto ao período gestacional, pré-parto, trabalho de parto, pós-parto, cuidados com o recém-nascido; consultas pré-natais, classificação de riscos, solicitação de exames, vinculação da gestante ao hospital onde ela desejar ser assistida quanto ao parto.
Hospitais de referência no Pará
Atualmente, a Sespa possui 13 hospitais maternos infantis que atuam de forma descentralizada nas regiões de saúde. Sendo eles:
- Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém
- Hospital das Clínicas, em Belém
- Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci
- Hospital Materno Infantil de Barcarena, em Barcarena
- Hospital Regional do Araguaia, em Redenção
- Hospital Regional de Redenção, em Redenção
- Hospital Regional Santa Rosa, em Abaetetuba
- Hospital Municipal de Abaetetuba, em Abaetetuba
- Hospital Regional de Breves, em Breves
- Hospital Regional de Marabá, em Marabá
- Hospital Regional de Tucuruí, em Tucuruí
- Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, em Bragança
- e Hospital Geral de Bragança, em Bragança
Serviço
Dentre as atividades programadas para o mês de campanha, uma palestra será realizada na sexta-feira, 17 de novembro, às 9h, no Hospital Saúde da Criança, em Belém. A palestra será dedicada para mães e pais dentro do estabelecimento de saúde.
Já no próximo domingo (19), a partir das 9h, será realizada uma roda de conversa sobre o tema, na Praça Batista Campos. A roda de conversa é aberta ao público.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA