MENU

BUSCA

Dia Mundial da Capoeira: veja como a arte marcial afro-brasileira auxilia no emagrecimento saudável

A prática incluem chutes, esquivas, giros e saltos, queimando até 750 calorias por hora e trabalhando diversos grupos musculares

Lucas Quirino

Nesta sexta-feira (5) é celebrado o dia Mundial da Capoeira, arte marcial afro-brasileira que combina dança, música, acrobacias e tem forte potencial para auxiliar no emagrecimento saudável. Os treinos incluem chutes, esquivas, giros e saltos, queimando até 750 calorias por hora e trabalhando diversos grupos musculares. Além de melhorar a resistência e a força muscular, a capoeira promove bem-estar mental ao liberar endorfinas, reduzir o estresse e incentivar a continuidade da prática. A integração social nas rodas de capoeira também motiva a manter hábitos saudáveis.

A nutricionista esportiva Fabiana Batista, de Belém, explica que para ocorrer o emagrecimento é fundamental gerar déficit calórico (gastar mais calorias do que se consome), além de trabalhar a mentalidade e o sono. Com isso, a prática de exercícios, como lutas, nesse caso, a capoeira, é um dos principais fatores quando se fala em perda de calorias.  

“A capoeira é considerada um dos exercícios mais completos, por exigir e provocar adaptações nos sistemas muscular, cardiovascular, respiratório, entre outros. A prática de capoeira envolve movimentos contínuos que exigem alta demanda de energia, contribuindo para a queima de calorias e a redução de gordura corporal”, diz Fabiana.

VEJA MAIS

“Nascida no Brasil colonial, hoje ela é a maior divulgadora da língua portuguesa e da cultura brasileira no mundo, estando presente em mais de 160 países, ensinada em português em todos eles”, conta o contramestre.

O contramestre San conta que não existem restrições para iniciar na capoeira. Tanto que, hoje, ele ministra aulas para crianças a partir de 4 anos até a idade adulta e ainda destaca vários casos em que houve mudança significativa de vida para os que decidem ‘entrar na roda para jogar’, principalmente na questão do emagrecimento e da melhoria da qualidade de vida do praticante.

“A capoeira, por ser uma modalidade que recruta todo o corpo, exige um alto gasto calórico, sendo possível, em uma única aula, perder até 700 calorias. Dessa forma, além de emagrecer, ela ajuda no fortalecimento e na definição muscular e também melhora o condicionamento”, ressalta.

A estudante de enfermagem Aimeê Bordalo, de 20 anos, conta que encontrou na capoeira uma satisfação que não havia encontrado em outras artes marciais. Praticante da luta há 4 anos, ela relata que essa é uma das melhores opções quando se fala em qualidade de vida e manutenção da estrutura física e emagrecimento.

“Faz 4 anos que pratico capoeira, e admito que foi a que mais me surpreendeu positivamente. Como estudante de enfermagem, posso afirmar que a prática da capoeira é uma das melhores opções para quem busca uma melhor qualidade de vida. Não existe momento em que você fique parado ou entediado; é extremamente dinâmica, englobando as diferentes formas de jogo, luta, musicalidade, cultura e tradição. Sempre haverá algo novo para estudar ou conhecer”, comenta.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade) 

Belém