Dia Mundial da Bicicleta: ciclistas reforçam que esse meio de transporte é sinônimo de saúde
A prática, que faz parte da rotina de milhares de pessoas, influencia na saúde mental e física, além de ser sustentável
A prática, que faz parte da rotina de milhares de pessoas, influencia na saúde mental e física, além de ser sustentável
Simples, acessível, sustentável e limpa. Essas são as características da bicicleta, meio de transporte que promove a saúde, contribui para a preservação do meio ambiente e ajuda na mobilidade urbana. Desde 2018, a data 3 de junho, nesta segunda-feira, é de celebração pelo Dia Mundial da Bicicleta, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) após um consenso entre 193 países.
Já o engenheiro mecânico Augusto Azarias, de 38 anos, sempre foi ciclista, mas intensificou a atividade durante a pandemia. “Aumentei consideravelmente meu tempo de uso, e para mim a bike é contato com a natureza, é o momento de estar com a família, é uma forma de diversão mesmo”, afirma. Ele também diz que a atividade é ótima para sua saúde. Como tem problema no joelho, não pode correr, então usa a bicicleta justamente como exercício físico voltado para o aeróbico.
Augusto pedala de uma a duas vezes por semana, em torno de 30 a 40 km a cada vez. Neste fim de semana, a ideia é pedalar até 150 km indo para o interior do Estado. “Para fazer isso já tem que ter um pouco mais de preparo na saúde. A gente vai dosando para saber qual é o limite, mas tem que ter um pouquinho mais de preparo”, relata.