MENU

BUSCA

Dia de Finados: Cemitérios públicos em Belém e Ananindeua devem receber cerca de 75 mil visitantes

Prefeitura mobiliza 339 guardas municipais na segurança de visitantes das necrópoles

O Liberal

O comparecimento de pessoas para reverenciar a memória de familiares e amigos falecidos, no Dia de Finados, nos cemitérios públicos de Belém e Ananindeua, na região metropolitana da capital paraense, deverá atingir a cerca de 75 mil visitantes. Essa estimativa abrange as necrópoles administradas pelas prefeituras na sede e nos distritos de Belém e também em Ananindeua, sem serem contabilizados os cemitérios particulares. Nas últimas semanas, esses espaços receberam serviços em preparação à visitação maciça prevista para a data de Finados, englobando limpeza geral, roçagem e pintura.

Em Belém, funcionam basicamente, os cemitérios públicos de Santa Izabel, no bairro do Guamá, com a expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes, e o de São Jorge, no bairro da Marambaia, com previsão de ser visitado por cerca de 10 mil pessoas.

VEJA MAIS 

Dia de Finados: segurança nos cemitérios públicos de Belém será reforçada
Cerca de 160 guardas municipais, 16 motos e 22 viaturas quatro rodas atuarão, preventivamente, nos principais cemitérios públicos de Belém e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro

Cemitérios municipais de Belém são preparados para o Dia de Finados
A Operação Finados intensificou os trabalhos para receber os visitantes, que tradicionalmente vão prestar homenagens e orações aos familiares falecidos

Dia de Finados: flores têm preços novos e venda intensa nos cemitérios
Rosas custavam, antes, R$ 7,00, e agora, saem por R$ 10,00

No Distrito de Icoaraci, dois cemitérios públicos serão demandados pela população nesta quarta-feira. O Cemitério Parque do Tapanã, cuja expectativa de público para este Dia de Finados é de 9 mil pessoas, e o Cemitério Santa Isabel de Icoaraci, com previsão de receber 4 mil visitantes. 

Três cemitérios públicos funcionam no Distrito de Mosqueiro: São José, na Vila; Santa Maria, em Carananduba, e São Odorico, na Baía do Sol. Na Ilha de Cotijuba, um cemitério público está em funcionamento, sob administração do Distrito de Outeiro.

Já no Município de Ananindeua, funcionam três cemitérios públicos: São Sebastião, no bairro Centro; São Francisco, no Coqueiro; e Girassol, em Águas Brancas. A expectativa é de que esses três espaços recebam pelo menos 25 mil visitantes ao longo desta quarta-feira (2).

Segurança

A Guarda Municipal de Belém (GMB) atua no reforço da segurança dos visitantes e trabalhadores dos principais cemitérios públicos da capital e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro. Cerca de 160 guardas municipais, utilizando 16 motos e 22 viaturas quatro rodas, mantêm ação preventiva nos cemitérios desde esta terça-feira (1º), estendendo-se até esta quarta, nos turnos manhã e tarde, para garantir a tranquilidade dos visitantes.

O cemitério de Santa Izabel, no Guamá, local com expectativa de receber o maior público, contará com a atuação de 70 agentes. São 35 por turno, com três viaturas e quatro motocicletas, na terça-feira (1º) e quarta-feira (2), a partir das 6h30 até o fechamento dos portões, às 17h.

No bairro da Marambaia, em cada dia, 32 guardas municipais vão garantir a segurança no Cemitério São Jorge.

Já no cemitério do Tapanã, outro local de grande movimento, a GMB vai contar com o quantitativo de 16 guardas municipais e 3 viaturas, das 6h30 às 12h, e mais 15 agentes e três viaturas, das 12h às 17h.

O cemitério da Soledade, na Batista Campos, que em breve será restaurado por meio de acordo de cooperação técnica assinado entre Governo Estadual e Prefeitura de Belém, vai conta com rondas durante esses dois dias.

No cemitério São José, no Bengui, também haverá rondas da Guarda Municipal. O cemitério está desativado, mas é aberto a visitações.

As necrópoles de Icoaraci e Mosqueiro também recebem reforço dos guardas municipais das inspetorias dos distritos, com 12 agentes, respectivamente, em cada dia.

O inspetor-geral da Guarda Municipal, Joel Monteiro, destaca que "a missão da Prefeitura de Belém, por meio da GMB, é realizar, na véspera e no dia de Finados, uma ação de patrulhamento preventivo, com a atenção dos guardas municipais para evitar delitos, furtos, roubos ou depredação do patrimônio público”. Essas ações são realizadas de forma integrada com as secretarias municipais e estaduais.  

Além da segurança interna, rondas periódicas serão realizadas no entorno e adjacências dos cemitérios. A população pode contribuir com o serviço de segurança do município denunciando ocorrências pelo telefone 153. Serão mobilizados 339 guardas municipais do grupamento operacional das inspetorias de base e dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Belém