MENU

BUSCA

Dia D da vacinação contra Influenza movimenta população em Belém

Os postos nos distritos administrativos funcionam das 8h às 17h

Gabriel Pires

O “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a Influenza mobilizou diversas pessoas em busca da imunização na manhã deste sábado, 14, em Belém. Um dos pontos de ação foi na praça da República, no bairro da Campina, onde o movimento é tranquilo. A aplicação começou às 9h e segue até às 13h. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários. Os postos nos distritos administrativos funcionarão das 8h às 17h para atender à demanda de imunização. 

O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); pessoas com 60 anos ou mais; gestantes em qualquer período da gravidez; puérperas de até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores da rede pública e privada; indígenas a partir dos seis meses de idade; pessoas em situação de rua.

Também devem tomar a vacina policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


A vacina também estará disponível nos seguintes pontos estratégicos: shoppings Grão-Pará e Pátio Belém, das 10h às 18h; e Feira do Barreiro, onde o Carro da Vacina atenderá de 9h às 13h. A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Nazaré Athayde, explica como foi pensada a ação de imunização. "O Município de Belém resolveu implantar uma estratégia diferenciada, fazendo as vacinações pelos distritos. Assim, alguns distritos administrativos da cidade tem o seu número de unidades".

"Temos 80 postos correspondentes aos distritos Daout (Distrito Administrativo de Outeiro), Daico (Distrito Administrativo de Icoaraci) e Daben (Distrito Adminisrativo do Bengui), nos quais foram colocados postos em locais de difícil acesso, além dos pontos estratégicos. A vacinação é de muita importância porque realmente vai evitar que as pessoas adoeçam por gripe, que pode até levar até a morte", completa a gestora.

A técnica de enfermagem Camila do Socorro, que atua na Sesma, explicou que a campanha de vacinação tem o objetivo de alcançar o máximo da população possível contra a gripe. Apesar do movimento na Praça da República ter sido mais tranquilo durante a manhã, a expectativa da secretaria é que, até o fim dos atendimentos, o percentual da população belenense vacinada aumente.

“A nossa expectativa é atingir o máximo de pessoas. A gente está mandando os ACS [agente comunitário de saúde] justamente para divulgar ainda mais até o horário de encerramento. A gente atingiu o maior número da população ao redor que veio aqui à passeio”, aponta a técnica.

Vacinação ao ar livre

A professora aposentada Edilza Savino, de 79 anos, conta que mantém a carteira de vacinação sempre em dia para se proteger contra doenças e que a vacinação, para ela, é uma forma de manifestação da cidadania. “Eu gosto de tomar vacina, de sempre estar nos meus direitos, e é uma forma de reforçar a saúde também. Tomando a vacina, a gente se livra de muita doença, pois, nesta época de quentura, tem que se cuidar para não dar gripe”, destaca a senhora, que aproveitou a campanha para se imunizar contra a gripe e covid.

Já a manicure Ligia Martins, de 33 anos, aproveitou o dia de folga para garantir a imunização.“Como eu trabalho a semana toda, eu não tenho tempo. Aproveitei e vim logo para a gente ficar protegido. Acaba sendo uma forma acessível de encontrar a vacina”, destaca.

Ligia garantiu também a imunização do filho, Nicolas Gabriel, de 13 anos, que sofre de algumas doenças respiratórias, como asma e rinite, e gostou da ação ter sido realizada na praça ao ar livre. “Eu me preocupo com a saúde dele, ainda mais nesta época, porque o clima muda e isso é muito ruim para ele. Eu acho que a vacinação na praça está boa porque não está muito calor”.

Mobilização

Os próximos dias de mobilização municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Belém serão realizados nos Distritos Administrativos da Sacramente (Dasac) e do Entroncamento (Daent), no dia 21; e no dia 28 de setembro, a mobilização será nos Distritos Administrativos de Belém (Dabel), do Guamá (Dagua) e de Mosqueiro (Damos). Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de todos os oito distritos de Belém, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

Belém