Dezembro Laranja: mutirão avalia casos suspeitos de câncer de pele e orienta sobre prevenção
Em Belém, três pontos receberam a população; na Uepa, mais de 120 pessoas receberam atendimento dermatológico só no período da manhã
Neste sábado (3), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu um mutirão nacional para avaliar casos suspeitos de câncer de pele e prestar orientações de prevenção à doença. Em Belém, três pontos receberam a população: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), no bairro do Guamá, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), no Nazaré, e a Universidade do Estado no Pará (Uepa), no Marco. Neste último, os atendimentos ocorreram no Ambulatório de Dermatologia, por onde mais de 120 pessoas passaram só no período da manhã.
VEJA MAIS
Dezembro Laranja
A campanha Dezembro Laranja, da SBD, tem como tema "Não espere até sentir na pele”. Neste sábado (3), das 9 às 15 horas, mutirões gratuitos foram realizados em 100 centros no país, para identificar novos casos de câncer da pele. Nos mutirões em 2019, foram atendidas mais de 25 mil pessoas em cerca de 130 postos, por todo o Brasil. Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
Como informa a SBD, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.