MENU

BUSCA

Corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já está em Belém

Símbolo ficará guardado no pátio da Estação dos Carros até o dia 29, quando será inspecionado no Colégio Santa Catarina

Redação Integrada

A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já está em Belém. O símbolo da festividade foi descarregado na Estação dos Carros, no estacionamento do Centro Social de Nazaré, exatamente às 10h27, sendo recepcionada pela Diretoria da Festa e por fiéis. Após a chegada, o objeto foi abençoado pelo padre barnabita Luiz Carlos Nunes Gonçalvez, reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré.

A inspeção para medição e divisão da corda está programado para o dia 29 de setembro, às 14 horas, no Colégio Santa Catarina. 

A corda chegou à capital paraense após dez dias de viagem, vinda de São Nicolau, em Santa Catarina, onde foi produzida pelo décimo ano pela empresa Itacorda. O transporte ficou pelo terceiro ano sob a responsabilidade da empresa Expresso Vida.

O objeto mede 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro. Destes, 400 metros são utilizados durante a Trasladação e 400 na Grande Procissão de domingo (13/10). Cada parte já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.  

Grande símbolo da festa, a corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.   

Belém