Conheça mandingas especiais de Belém para esta sexta-feira 13
As bancas de ervas do Ver-o-Peso estão repletas de receitas para fazer a data ser de boas energias
Nas bancas de ervas do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém, existem muitas opções de produtos e receitas para quem busca boas energias nesta sexta-feira 13 de agosto. Uma das vendedoras mais antigas do espaço é Beth Cheirosinha, de 71 anos, que trabalha há 50 anos no Ver-o-Peso. Ela conta que muitas pessoas ainda mantêm várias crenças relacionadas a esse dia e que, por isso, procuram por produtos que possam lhe oferecer proteção.
“Essa crença popular da sexta-feira 13 ainda existe. As pessoas têm muito medo da inveja, por exemplo. Então, muita gente aparece aqui para procurar banhos de descarrego, para tirar o olho gordo e a inveja e afastar a maldade da sexta-feira. Muita gente se aproveita para fazer a maldade nesse dia, trabalhando para que outras pessoas possam adoecer e viver um cotidiano cheio de aborrecimentos”, acredita a vendedora de ervas.
De acordo com Beth Cheirosinha, para o banho de descarrego ser completo e eficaz, é preciso seguir algumas recomendações. “Para tirar a inveja, o azar, o olho gordo, o mal olhado, os aborrecimentos e afastar as energias negativas, é importe tomar o banho, na sexta-feira, às 6h, ao meio-dia ou às 18h. O ‘Banho das 21 Ervas’ é para jogar na casa e o ‘Banho das 7 ervas’ é para a própria pessoa se jogar”, explica a erveira.
Em busca de boas energias, ela comprou nas bancas de ervas dois tipos de cheiros, chamados “Vence Tudo” e “Olho Gordo”. São produtos que auxiliam a vencer na vida. Se a pessoa passar no corpo, mentalizar boas energias e acreditar, a proteção acontece. Eu acredito”, revelou Débora Nepomuceno.
Nas bancas de ervas, assim como nas demais dependências do Mercado do Ver-o-Peso, muitos turistas procuram por produtos que não encontram nas suas cidades de origem. O turista André Barbosa, de 26 anos, residente em São Paulo, destaca a importância das crenças populares, comuns na sexta-feira 13, e observa que isso é perceptível no povo de Belém.
“É interessante observar as crenças e a fé das pessoas daqui. Tudo aqui é incrível. A receptividade do lugar, a cultura e o folclore. Em São Paulo, esses produtos são muito difíceis de ser encontrados. Vim conhecer o famoso Ver-o-Peso e estou aproveitando para levar um ‘Chama Dinheiro’ e um ‘Vence Tudo’, pois, infelizmente, ainda existe muito olho gordo, muita inveja das pessoas”, considera o turista.