MENU

BUSCA

Confira onde se vacinar contra covid-19, gripe e sarampo em Belém nesta segunda (5)

Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais militares e universidades sediam serviço em horários diferenciados

O Liberal

O Município de Belém retoma, nesta segunda-feira (5), a vacinação contra a covid-19, a gripe e o sarampo. Até sexta-feira (9), a população poderá receber as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e na Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Fibra e Unifamaz, em horários diferenciados e de acordo com os públicos elegíveis para cada vacina. O serviço esteve suspenso neste final de semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer (adulto e pediátrica) e Astrazeneca.

Covid-19

Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 3 anos de idade. Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) será destinada a pessoas a partir de 18 anos. A quarta dose é oferecida para imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, e para grupos específicos.

Influenza (gripe)

A vacina pode ser aplicada em pessoas a partir dos seis meses de vida e grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo

Devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores de saúde.

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar em Belém: 

• Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda-feira a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 17h;

• Hospital do Exército: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h;

• Hospital de Aeronáutica: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

• Hospital Naval: terça-feira e quinta-feira, das 8h às 12h; e

• Nas Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. 
 

Belém