MENU

BUSCA

Cobra é avistada por estudante no campus da UFPA na manhã desta quarta-feira (29)

No vídeo que logo começou a circular pelas redes sociais, a cobra aparecia imóvel e, aparentemente, não oferecia riscos

Gabriel Pires

Uma cobra de espécie não identificada até o momento foi encontrada na manhã desta quarta-feira (29) no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, em Belém. O réptil foi avistado às proximidades do prédio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) por uma estudante da universidade. No vídeo, que começou a circular logo cedo pelas redes sociais, a cobra estava imóvel e, aparentemente, não oferecia riscos.

VEJA MAIS

Luta pela vida: muçum resiste, mas é engolido por cobra do distrito de Outeiro, em Belém; assista
As imagens mostram que a cobra teve dificuldade para engolir o muçum, que tenta escapar do bote, provocando o entrelaçamento dos animais de estrutura corporal semelhante e de cores diferentes e vívidas

Passageiros encontram cobra dentro de ônibus e entram em desespero na Grande Belém
O caso ocorreu na noite desta terça-feira (21) em um coletivo que faz a linha Águas Lindas/Ver-o-Peso

Homem grava vídeo sendo picado por jiboia: 'Limpou, tá novo'; veja
O biólogo Gabriel Souza publicou o registro para mostrar que os efeitos da picada da cobra não são mortais

No período conhecido como inverno amazônico, devido ao grande volume de chuvas entre os meses de dezembro e maio, ocorre um aumento substancial de aparições de animais silvestres em áreas urbanas, segundo informações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Um levantamento realizado pelo Batalhão mostra que, de janeiro até 22 de março, a unidade foi acionada para atuar em 382 ocorrências envolvendo animais, sendo 114 répteis. Até o dia 22 de março, na Região Metropolitana, foram realizadas 57 ações envolvendo cobras. 

Em nota, a Polícia Militar informou a Redação Integrada de O Liberal que o BPA não foi acionado para atender a essa ocorrência. "Em casos como esse, a unidade orienta que as pessoas liguem para a central do Ciop (190) e esperem a guarnição do batalhão ambiental deslocar até o local para fazer o manejo e resgate adequados do animal, que será avaliado pela equipe técnica do BPA e, finalmente, solto em local adequado", informou o comunicado da PM.

A reportagem também procurou o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), mas foi comunicado, por telefone, que as equipes do órgão não foram acionadas para este caso. A Redação solicitou, ainda, mais informações sobre o caso à UFPA para saber o que aconteceu com o animal, se foi recolhido ou deixado onde estava.

(*Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém