MENU

BUSCA

Clima na Grande Belém em agosto será quente e seco, aponta Inmet

Os termômetros podem registrar a temperatura máxima entre 33º a 35º, enquanto a mínima deve se manter entre 22,5º e 24,5º

Camila Azevedo e Gabriel Pires

Quem circula pela Grande Belém pôde notar um clima mais abafado já nos primeiros dias de agosto. Conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o clima quente e seco se mantenha durante todos os dias deste mês pela parte da manhã. Os termômetros podem registrar a temperatura máxima entre 33º a 35º, enquanto a mínima deve se manter entre 22,5º e 24,5º, principalmente nos horários entre 11h30 e 14h30. A população da capital já sente os efeitos e tem procurado formas de lidar com o calor.

A ausência de chuva pela manhã ocorre devido a uma massa de ar seco predominante, que inibe a formação de nuvens, segundo destaca José Raimundo Abreu, meteorologista do Inmet. Apesar disso, ele explica que há probabilidade de clima chuvoso pela tarde, por volta das 15h, com pancadas de chuva, mas de curta duração. “Até agora, nesses primeiros dois dias, o total de chuva foi bem fraco. Mas quando ela quebra [a massa de ar seco], vem chuva com forte intensidade, que pode durar de 30 e 50 minutos, com volume de 30 milímetros”, explicou José Raimundo.

VEJA MAIS

Com a constante sensação de calor que as altas temperaturas trazem, muitas pessoas têm buscado formas de manter a hidratação em dia e minimizar os efeitos. Sorvete, água ou suco: todas as opções são escolhidas buscando alívio frente ao clima. A servidora pública de 42 anos Soliane Nunes bebe, em média, três litros de água por dia. A medida é para evitar desgaste. “Está muito quente, nossa cidade está pegando fogo. Me hidrato com bastante água, mais água do que suco, não tem nada melhor. Esporadicamente tomo sorvete”, diz. 

Thamylle Carrera, de 32 anos, é fisioterapeuta e aproveitou o último dia de férias para tomar um sorvete. Ela conta que a rotina aliada ao clima tem aumentado o consumo de água, sendo essa uma das táticas adotadas para conseguir conviver com as temperaturas. “Tá muito calor, tá impossível. Tenho bebido muita água, passo o dia inteiro tomando água”, afirma.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém