MENU

BUSCA

Chuva rápida causa alagamento em diversos bairros de Belém na tarde desta quinta-feira (11)

Vias ficaram intrafegáveis, enquanto em outras, pedestres e motoristas precisaram se arriscar em meio a água; posto de saúde suspendeu atendimento na Terra Firme por conta do alagamento

Gabriel Pires

A chuva rápida que caiu na tarde desta quinta-feira (11) deixou diversos trechos alagados em alguns bairros de Belém. O temporal começou por volta das 13h30. Na avenida Alcindo Cacela, com a rua Diogo Móia, no bairro do Umarizal, um aguaceiro se formou ao redor da via. No local os veículos que passavam precisavam reduzir a velocidade para poder seguir com segurança.

Em outro ponto da Alcindo Cacela, já no bairro da Condor, o tráfego de pedestres e veículos ficou comprometido. Enquanto algumas pessoas optaram por esperar na calçada para atravessar, outras tiveram de enfrentar a água para conseguir chegar ao seu destino. Em imagens, é possível observar um ciclista com dificuldade para atravessar em meio ao alagamento, que quase chegou a atingir as calçadas das residências. 

Já na Alcindo Cacela com a Mundurucus, por conta da inundação, um carro ficou no prego e precisou ser empurrado. No mesmo local, o grande volume do aguaceiro fez com que uma casa fosse atingida pela água suja que vinha da rua. A passagem de veículos que passavam no local aumentavam a intensidade da água, que seguia em direção às casas.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por meio de nota, que irá até os pontos mencionados para verificar a situação relatada. "Vale ressaltar que a Prefeitura de Belém desde o ano de 2021, sempre no período chuvoso, intensifica as ações por meio da Operação Inverno", complementou o comunicado.

Consultas foram suspensas em posto na Terra Firme

Na Terra Firme, as consultas em um posto de saúde do bairro precisaram ser suspensas por conta do alagamento que atingiu o prédio. Em imagens recebidas pela Redação Integrada de O Liberal, é possível observar pacientes aguardando no prédio que estava embaixo d’água, alguns até com os pés suspensos para evitar se molhar. “Não vai ter consulta. O posto está todo cheio”, diz uma pessoa que fez o registro no local. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirmou a suspensão das atividades no local por conta do alagamento e informou que o posto de saúde retomou às atividades na sexta-feira (12). "A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que o posto de saúde localizado, na rua 27 de setembro, no bairro da Terra Firme teve suas atividades suspensas na tarde desta quinta-feira, 11, devido ao alagamento da rua onde a unidade está localizada, após a chuva. A Sesma reforça que os atendimentos no espaço já foram retomados na manhã desta sexta-feira, 12, e que está tramitando processo de mudança da unidade para outro imóvel", detalhou a nota.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém