Chef paraense faz 'paella exótica' com carnes de rã, jacaré, pirarucu e outros ingredientes; vídeo
Ricardo Nobre visitou a sede no Grupo Liberal nesta quinta-feira (2) para preparar uma receita com iguarias mais 'diferenciadas'
Ricardo Nobre visitou a sede no Grupo Liberal nesta quinta-feira (2) para preparar uma receita com iguarias mais 'diferenciadas'
De rãs inteiras à carne de jacaré, o chef de cozinha Ricardo Nobre preparou na sede do Grupo Liberal, na tarde desta quinta-feira (02), uma receita com diversos ingredientes exóticos. Em entrevista exclusiva ao vivo para o programa Tarde+ Liberal, o profissional de cozinha preparou uma "Paella Exótica”, que conta com carne de rã, carne de jacaré, pirarucu, shitake, cogumelo, mexilhão e arroz temperado.
"A gente trabalha com tudo o que for de mais diferente possível. Hoje em dia, [utilizamos] carne de tartaruga, de cordeiro, o próprio jacaré, coelho, rã... A diversidade é grande", diz o chefe. "O exótico vai muito da região, de como você vê isso. Por exemplo, o pato é considerado um animal exótico e está dentro da nossa culinária paraense, e para nós, ele não é exótico", pontua Nobre.
Ela destaca que a gastronomia paraense é muito rica, possibilitando as mais diversas combinações de iguarias em um único prato. Nobre diz ainda que planeja experimentar a carne de outros animais, como o Muçuã, uma pequena espécie sul-americana de cágado.
O chef comenta ainda que as pessoas reagem com estranheza ao verem e ouvirem a junção de iguarias diferentes em uma receita, mas que, por curiosidade do gosto, acabam experimentando. "Quando você está em grupo, vê todo mundo provando e sabendo que o sabor está diferenciado, o cheiro chama a atenção, você termina por provar", disse Nobre.
Ontem (01), ocorreu o lançamento da 2ª edição do Amazon Exotic Food Festival, que esse ano será realizado no Parque de Exposição Agropecuária de Belém, na capital paraense. Criado pelo chef Nobre, o projeto, segundo ele, pretende ser o maior evento de gastronomia do Norte do país.
"É uma mistura entre os festivais de gastronomia e os eventos de assadores. Então, teremos desde a galera do churrasco até a galera da mais alta gastronomia, passando por instituições, projetos de inclusão, povos originários. Além da gastronomia direta, a gente tem cozinha show, ala show, palestras, espaço kids.
Texto: Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com