Cerca de 100 devotos participam da procissão dos lírios na Doca

O cortejo marca a abertura da Festividade de São José

João Thiago Dias
Ary Souza/O Liberal

Cerca de 100 fiéis participaram, nesta manhã de domingo (10), na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), em Belém, da Procissão dos Lírios, que marca a abertura da Festividade de São José. A programação seguirá até o dia 19 de março, dia do padroeiro.

Após uma missa no Cantinho da Misericórdia, ao lado de um supermercado na Doca, o cortejo saiu por volta das 10h, em direção à igreja matriz, localizada na rua Domingos Marreiros com a avenida Visconde de Souza Franco. No trajeto, a imagem de São José foi conduzida pelos devotos em meio a orações e cânticos, momento em que eles aproveitam para renovar a fé com um lírio nas mãos.



TRADIÇÃO

De acordo com o diácono Francisco Damião, a tradição da festividade ganha força a cada ano. "É uma tradição desde quando era uma comunidade. Há oito anos, quando virou paróquia, estamos mantendo a tradição, que sempre começa com a procissão dos lírios", explicou. 

O LÍRIO NA MÃO DE SÃO JOSÉ 

O Lírio representa a pureza do seu coração e a vitória da vida sobre a morte. Representa a vitória dos santos, a vitória de São José sobre o mundo, sobre o pecado e, em Jesus Cristo, a vitória sobre a morte.

"O lírio foi uma flor que apareceu no bastão de São José, na escolha dele como esposo de Maria. Cada fiel leva um lírio, que representa essa confiança que Deus teve em São José como patrono da Igreja e da Sagrada Família", detalhou o diácono. 

DEVOÇÃO

A professora Camila Alves (36) participa há quatro anos da procissão e faz questão de estar acompanhada de sua mãe. "Trago minha mãe há dois anos. Faço parte do grupo das mães que oram pelos filhos, da Paróquia de São José. Estou lá semanalmente. Esse momento dos lírios é o início dessa festa que terá muita oração", contou.

A economista Carmem Burle (61) é uma das devotas do Cantinho da Misericórdia e se emociona diante de tanta devoção. "Somos apóstolos da Divina Misericórdia. Fazemos as obras espirituais e corporais. É uma grande devoção! Ao meu ver, os lírios representam dedicação e retribuição do amor que São José tem por nós", disse.

PROGRAMAÇÃO DA FESTIVIDADE DE SÃO JOSÉ

De 10 a 18/03 - 19h
Missas na matriz

Todos os dias, após a missa
Arraial

De 10 a 18/03 - 18h
Terço e novena 

17/03 - 17h
Arrastão da juventude (saída do Batistão - Doca. Presença da Comunidade Cristo Alegria)

De 10 a 19/03 - das 8h às 12h e das 14h às 22h
Venda da maniçoba de São José

Dias 17 e 19/03 = 8h
Café de São José 

17/03 - 12h
Almoço de São José

19/03 - 18h
Procissão de São José (saída do shopping Boulevard)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM