CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Carnaval de Belém terá reforço na limpeza e conscientização ambiental

A Prefeitura de Belém reforça que, para manter a cidade limpa durante a folia, a participação da população é fundamental

O Liberal
fonte

Com mais de 100 atrações confirmadas, o Carnaval de Belém promete ser um dos mais animados já realizados na cidade. Para garantir que a folia ocorra sem prejuízos ao meio ambiente e à limpeza urbana, a Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) mobilizou cerca de 200 funcionários para atuar nos pontos de apresentação dos blocos e escolas de samba da capital e dos distritos.

Apesar do esforço da prefeitura, a colaboração dos foliões é fundamental. O Departamento de Coleta Seletiva da Sezel elaborou um conjunto de orientações para um Carnaval mais sustentável. Entre as recomendações estão o descarte correto de resíduos, o uso de copos reutilizáveis e a redução de materiais poluentes, como confetes e purpurinas, que podem se transformar em microplásticos nocivos à natureza.

VEJA MAIS

image Veja o que abre e o que fecha em Belém no período do Carnaval
Quem optar ficar em Belém deve atentar-se para os horários de funcionamento de alguns locais de diversão e lazer.

image Circuito de Carnaval Apoena estreia em Belém com quatro dias de festa e música paraense
De 28 de fevereiro a 3 de março, evento reúne blocos independentes como Perau, Lambateria, Apoena e Meta/Esquema, promovendo a fusão entre tradição e modernidade na cena cultural da capital

image Carnaval 2025: Governo do Pará anuncia repasse de verbas para escolas de samba de Belém
Governador Helder Barbalho anunciará o repasse de recursos financeiros para escolas de samba e agremiações do grupo especial do Carnaval de Belém. Será nesta quinta (27), às 11h, no Salão de Atos do Governo, no bairro do Marco

Além dos brincantes, os vendedores ambulantes também terão um papel importante na manutenção da limpeza. A recomendação é para que disponibilizem lixeiras aos clientes e entreguem os resíduos coletados aos agentes de limpeza para a correta destinação.

O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou a importância do comprometimento de todos para manter a cidade limpa durante a festa. “As pessoas têm que curtir o Carnaval, e para isso estamos preparando uma grande festa, como nunca se viu na cidade. Mas, precisamos que cada um faça a sua parte. A população precisa entender que cuidar da cidade é como cuidar da própria casa”, afirmou.

Confira as dicas para manter a cidade limpa durante a folia:

1. Leve um saquinho de lixo, se possível, para descartar o material produzido. Isso contribui para uma limpeza mais eficiente durante os eventos. Devido às aglomerações, a limpeza completa, com caminhões e equipamentos mais pesados, só é possível após o término da festa.

2. Se não tiver um saquinho, não descarte latas, garrafas de vidro ou plástico, bitucas de cigarro, copos e outros resíduos nas vias públicas. Utilize os contêineres de resíduos ou lixeiras que estarão disponíveis dentro e no entorno dos eventos. Certifique-se de que seu descarte será feito corretamente. Em caso de dúvida, procure um agente de limpeza da prefeitura para orientação ou ajuda.

3. Evite – ou, de preferência, não use – confetes, serpentinas ou similares. Esses materiais geram sujeira e podem entupir bueiros. Em Belém, esse problema se agrava devido à proximidade da capital com os rios, onde esses resíduos podem parar, aumentando o risco de alagamentos e a contaminação dos animais aquáticos.

4. Evite o uso de lantejoulas, purpurinas e paetês. Quando descartados no meio ambiente, esses materiais se transformam em microplásticos, que podem ser ingeridos por animais e até por humanos, causando impactos na saúde. Hoje, existem alternativas mais sustentáveis, como o glitter biodegradável, que permite compor fantasias sem prejudicar o meio ambiente.

5. Leve seu copo ecológico para o bloco. Copos reutilizáveis, como os chamados “eco” ou Stanley, evitam o uso de descartáveis. Segundo cientistas, os copos plásticos descartáveis levam de 300 a 400 anos para se decompor completamente.

6. Aos vendedores ambulantes, permissionários e comerciantes: garanta que seus clientes tenham acesso fácil a uma lixeira ou saquinho de lixo. Além disso, repasse o material coletado aos agentes de limpeza para a destinação correta. Tenha boa vontade e não proíba que outras pessoas utilizem a lixeira que você disponibilizou, mesmo que não tenham comprado nada em seu ponto de venda. O lixo jogado na rua prejudica a todos.

7. Aos vendedores, a limpeza do próprio ponto de venda é uma responsabilidade sua. Seja consciente e colabore com os trabalhadores ao manter o local limpo e organizado ao final de cada dia de evento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM