MENU

BUSCA

Carnaval de Belém inicia com apresentação de Escolas do 2º Grupo

População enche a Aldeia Amazônica no retorno do Carnaval para a Pedreira

Ana Carolina Matos/Redação Integrada

“Alô, alô, alô papai, alô, mamãe. Misturei Carimbó e Siriá. Somos a nação jurunense valorizando a cultura do Pará”. O refrão do enredo da Agremiação Carnavalesca Coração Jurunense deu o tom da primeira noite de desfile do Carnaval de Belém, que neste ano retornou à Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. Nesta sexta-feira (22), desfilam as escolas do 2º grupo. A escola rendeu homenagens ao Rei do Carimbó, Pinduca e animou os brincantes ao som de um enredo que valoriza a cultura paraense e explora as cores e figurinos de um dos ritmos mais simbólicos do Estado.  


Ouça os sambas-enredo das escolas de Belém!


A volta dos desfiles para o bairro da Pedreira alegrou a atendente Raíza Pojo, de 25 anos, que aproveitou a noite para trazer, pela primeira vez às festas de Carnaval, a filha Larissa de um ano e cinco meses. “Já desfilei quando tinha 12 anos. Fiquei muito feliz de ter voltado pra cá. Adoro a parte da bateria. Moramos aqui perto e sempre curtimos muito os desfiles. Hoje trouxe minha filha e já coloquei uma fantasia nela pra que ela aproveite com a gente”, conta. 

A avó de Raíza também aproveitou o dia em família. “Moro aqui há 25 anos. Já aproveitei muito tempo o carnaval. Hoje em dia sou evangélica, mas gosto muito de assistir. Sempre trago minha família e hoje vim com a minha neta”, conta. 

Em seguida, desfilam a Associação Carnavalesca Império Jurunense; Grêmio Recreativo Os Colibris; Sociedade Cultural do Pará Escola de Samba Embaixadores Azulinos; Grêmio Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto; Associação Carnavalesca Cacareco; Associação Carnavalesca Mocidade Unida do Benguí; Associação Carnavalesca mocidade botafoguense e o encerramento fica com a apresentação da Associação Carnavalesca Alegria Alegria. 

Neste ano, nove agremiações compõem o grupo especial, que se apresentam neste sábado (23), a partir das 19h. São eles: Embaixada do Império Pedreirense; A Grande Família; Deixa Falar; Bole-Bole; Rancho Não Posso me Amofiná; Piratas da Batucada; Quem São Eles; Matinha e Xodó da Nêga.

Belém