MENU

BUSCA

Campanha 'Papai Noel dos Correios' é lançada no Pará

No Estado, cerca de quatro mil cartinhas já aguardam padrinhos e madrinhas, que podem “adotá-las” até o dia 10 de dezembro

Ádria Azevedo | Especial para O Liberal

Há 34 anos, quando o Natal se aproxima, uma verdadeira rede de solidariedade se forma em torno dos Correios, mobilizando milhares de pessoas para atender pedidos que crianças em vulnerabilidade fazem ao Papai Noel. Trata-se da campanha “Papai Noel dos Correios”, que conecta pessoas que querem doar presentes a crianças que enviam cartinhas ao Bom Velhinho.

A campanha dos Correios no Pará foi lançada na manhã desta sexta-feira (17), na sede da empresa pública em Belém, na Avenida Presidente Vargas, com a presença do Papai Noel e crianças da escola estadual Rosalina Cruz, da Sacramenta. Durante o evento, quinze alunos já receberam presentes pedidos em suas cartinhas, doados pelos próprios funcionários dos Correios.

Alexandra Bonifácio, de nove anos, foi uma das alunas que teve o pedido de sua cartinha atendido. Ela ganhou um skate e ficou muito feliz. “Eu amei, porque era o que eu mais queria, foi o que eu pedi”, disse.

VEJA MAIS

Estímulo à escrita

Natal Solidário do Sicredi arrecada itens até dia 10 de dezembro no Pará
Beneficiando projetos sociais em Belém, Ananindeua, Castanhal, Capanema e Santa Izabel, o Natal Solidário do Sicredi tem como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades, por meio da solidariedade e do cuidado com as pessoas

Comércio brasileiro espera maior contratação de temporários em uma década para o Natal
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projeta o preenchimento de 108,5 mil vagas

A vice-diretora da escola estadual Rosalina Cruz, Elisângela Ferreira, acha que a parceria com os Correios foi muito positiva para a instituição de ensino. “Foi maravilhoso nossa escola ter sido escolhida para participar desse projeto, porque ele traz toda uma desenvoltura, no sentido de que as crianças é que produzem as cartas, elas que escrevem, algumas não sabem ainda escrever, então elas desenham o que elas querem. É muito bom, porque você acaba mobilizando toda a comunidade escolar, as professoras, os alunos, os pais, todas eles se envolveram na produção dessas cartinhas”, comemora a professora.

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação para trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social. As cartas entregues pela comunidade em geral, de crianças de até 10 anos em vulnerabilidade social, também precisam ser manuscritas, como uma forma de incentivar a criatividade e a redação.

Como participar

Para enviar uma carta, é exigido o cadastramento do CPF da criança. O envio deve ser feito preferencialmente de maneira digital, no Blog do Noel. É necessário fotografar ou digitalizar a carta para enviar ao Blog. Não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.   

Belém recebe espetáculo 'Natal dos Doces' com papai Noel descendo de helicóptero
O evento contará com apresentação de personagens natalinos na próxima quinta-feira (15), feriado

Mariah Carey se 'descongela' para o Natal em vídeo publicado no Instagram
A cantora reproduz o meme de que só aparece no final do ano para cantar a música natalina "All I Want For Christmas Is You"

Caso a família não consiga realizar a inscrição por meio do Blog, é possível entregar a cartinha, em papel, na Casa do Papai Noel na agência Central dos Correios em Belém. 

Já padrinhos e madrinhas que queiram adotar uma ou mais cartinhas podem retirar o pedido em uma unidade participante da ação ou acessar o Blog da campanha, clicando em “Adoção On-line” e escolhendo a localidade. Cada pessoa escolhe a carta que vai adotar, de acordo com o presente solicitado. Há pedidos para todos os gostos e bolsos, pois há crianças que pedem brinquedos bem simples. As cartas podem ser “adotadas” até o dia 10 de dezembro e os presentes devem ser entregues pelos padrinhos e madrinhas até o dia 15 do mesmo mês. A logística de entrega para as crianças é realizada pelos Correios.

No caso de cartas físicas, a entrega de presentes deverá ser feita presencialmente na mesma unidade de adoção da cartinha. No caso de cartas adotadas pelo Blog, a entrega dos presentes deve ser realizada no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme o cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.  

Belém