Campanha de doação de sangue promovida pelo Grupo Liberal começa nesta terça-feira (13)
Qualquer pessoa pode participar da ação, que ocorrerá no estacionamento da sede do jornal, localizado na avenida Romulo Maiorana
Começa nesta terça-feira (13) a campanha “Compartilhe vida, doe sangue!”, realizada pelo Grupo Liberal. O primeiro ato será em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) para aumentar o quadro de doadores de sangue do hemocentro e incentivar a doação. A ação começa será das 8h às 16h, no estacionamento da sede do jornal, localizado na avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, em Belém. Qualquer pessoa pode doar.
O ato solidário pode salvar até quatro vidas. A programação faz parte da XXX Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT), em que uma série de eventos voltados à saúde física e mental dos colaboradores do grupo será realizado, no período de 13 a 16 de setembro.
VEJA MAIS
Um pré-cadastro está sendo realizado para que a organização da campanha tenha uma base da quantidade de potenciais doadores que devem comparecer no dia. Porém, para participar, não é necessário fazer o preenchimento dos dados online, basta comparecer.
Doação ajuda diversos tipos de pacientes
Pessoas que passam por tratamento médico, intervenções de grande e média complexidade, como transfusões, transplantes, procedimento oncológicos e cirurgias, além dos que possuem doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia, fazem parte do público beneficiado com a doação, que garante mais tempo e qualidade de vida.
Quem pode doar
O público-alvo da campanha é todo cidadão que queria participar e esteja atendendo aos requisitos para ser um doador: ter mais de 18 anos de idade, estar alimentado - o indicado é evitar o consumo de gorduras nas três horas que antecedem a doação - e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá realizar o ato se já tiver feito antes de completar os 60. O procedimento não é indicado para quem tem sintomas gripais, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto.
Quem não pode doar
Ter passado por quadro de hepatite depois dos 11 anos de idade, ser portador de doenças transmissíveis, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), Doença de Chagas e doenças associadas aos vírus HTVL I e II se encaixam dentro do quadro clínico que impede de forma definitiva a doação.
Campanha faz parte de semana voltada à saúde física e mental
Desde 2019 o Grupo Liberal promove a parceria com o Hemopa, que visa arrecadar a maior quantidade possível de doação de sangue. Por conta da pandemia, em 2020, não foi possível realizar a segunda edição da ação, que retornou em 2021 e segue com a expectativa de ultrapassar a meta prevista em 2022.