MENU

BUSCA

Belém terá chuvas no período do dia ao longo da semana, diz Inmet

As chuvas na capital deverão coincidir com maré alta, ainda segundo previsão do instituto

Eduardo Rocha

As chuvas ao longo da semana em Belém estão previstas para ocorrer durante o dia, conforme indicado pela previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada pelo meteorologista José Raimundo Souza nesta segunda-feira (11). O Inmet emitiu um Alerta Laranja (para chuvas intensas com grau de severidade perigoso) válido a partir das 10h desta segunda-feira até as 10h de terça-feira (12), conforme comunicado pela Prefeitura de Belém.

VEJA MAIS

Previsão para a semana

Entre sexta-feira (15) e sábado (16), é esperada chuva prolongada na Grande Belém, com poucas interrupções, como parte de um fim de semana chuvoso na região metropolitana. Podem ocorrer temporais. Como março é um mês chuvoso, as precipitações continuarão nas regiões do Pará ao longo da semana, com maior intensidade no norte, litoral e oeste do Estado.

"Até agora, em março, choveu em torno de 168,3 milímetros, incluindo a chuva desta tarde de segunda-feira, das 15h30 às 17h, que totalizou 42 milímetros. A média histórica do mês para a Região Metropolitana de Belém é de 506,3 milímetros, e isso significa que essa média não deverá ser atingida", destacou José Raimundo Souza, do Inmet. Estima-se que a Região Metropolitana de Belém registre 450 milímetros de chuva neste mês.

Nos primeiros seis dias, a Grande Belém registrou 15 milímetros de chuva, sendo que as maiores ocorreram entre os dias 7 e 11, totalizando 110 milímetros. Do dia 7 para o dia 8, foram registrados 28,8 milímetros; do dia 8 ao dia 9, 50,8 milímetros. De domingo, dia 10, para esta segunda-feira, dia 11, foram 30,4 milímetros de chuva.

Previsão para chuvas e marés

No período de 11 a 14, de segunda a quinta-feira desta semana, é prevista chuva na Grande Belém, totalizando em torno de 50 milímetros. Já na sexta-feira, sábado e domingo, as chuvas serão mais intensas, podendo chegar a 80 milímetros.

Em outras regiões

Chuvas fortes estão previstas para o norte do Pará, onde está localizado o Arquipélago do Marajó, e no nordeste do Estado, abrangendo principalmente Salinópolis e Marudá. Para o sul e sudeste do Pará, espera-se uma menor quantidade de chuva, mas o oeste paraense ainda deve enfrentar chuvas significativas.

Belém