MENU

BUSCA

Belém tem salão de barbeiro especializado em atendimento de crianças atípicas

Barber Kids se especializa em atendimento e muda os astral das crianças na hora de cortar o cabelo

Bruna Lima

O que muitas vezes é para ser apenas um corte de cabelo em uma criança, acaba se tornando em um momento de dor e sacrifício para os pais e filhos. Muitas crianças têm sensibilidade, medo e até nervoso na hora de acertar o corte. Isso é bem comum em crianças atípicas, que enfrentam o momento com choro e sofrimento. Mas muitos pais não contavam com a astúcia do Barber Kids, Rennan Couto, que foi se profissionalizar para atender crianças atípicas e não-atípicas e tornar esse momento mais leve e lúdico.

Quem entra no salão de Rennan, no bairro da Sacramenta, seja criança ou adulto, já fica maravilhado com o cenário todo colorido e cheio de detalhes ricos em fantasia, cores, brinquedos, desde a cadeira onde as crianças sentam para fazer o corte de cabelo. Tudo é pensado pelo profissional de forma cuidadosa.

Ela acrescenta que também teve uma vez que saiu chorando de um salão em decorrência do sofrimento do filho. "Nesse dia foi horrível, pois ele chorou tanto que parecia que estava sendo maltratado e nós, mães, sofremos junto. Eu nunca esqueço desse dia", acrescenta Silvia.

A engenheira civil Patrícia Brito, mãe do jovem atípico Heyke Farias Coelho, diz que começou a usar o serviço do Rennan desde quando seu filho ainda era criança. "O Rennan ainda nem tinha esse espaço, ele era meu cabeleireiro, e nesse processo ele foi criando esse espaço e se especializando, foi quando eu passei a fazer o corte do meu filho, que é atípico, com ele, pois nós que somos pais atípicos sentimos falta de um tratamento focado para nossos filhos", pontua Patrícia.

Ela conta que a lotação e o barulho dos salões são questões que dificultam o atendimento das crianças atípicas. "Aqui no salão do Rennan é diferente, a criança chega e tudo acontece no tempo dela", acrescenta a engenheira.

Profissional foi em busca de cursos para atendimento

Rennan Couto, 32, já atua na área há mais de 10 anos. Ele começou com cortes em adultos e depois começou a atender crianças. Em meio ao tempo de profissão, ele percebeu que existia uma carência de profissionais especializados em atender crianças e, principalmente, crianças atípicas, pois pelas suas vivências em salão de beleza ele percebia esses momentos de dor e aflição por parte das crianças e dos responsáveis.

"Chegou um momento que eu resolvi ir atrás de cursos, pois percebia que se tratava de um público carente em atendimento. Esse é meu segundo salão, ele já tem dois anos, eu faço tudo com horário marcado e a prioridade no atendimento é para as crianças atípicas", explica Rennan.

A decoração do espaço foi montada a partir da ideia e do esforço de Rennan. "Quando eu vim pra cá esse espaço estava bem deteriorado e eu fui modificando aos poucos e fazendo tudo do meu jeito. Não foi da noite para o dia para estar como hoje, foi tudo com bastante sacrifício, mas está como eu gosto e quero aprimorar ainda mais", comemora o profissional.

Além de se especializar no atendimento infantil, o profissional também fez o curso do ABA, que refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada, que voltado para entender melhor sobre as crianças atípicas.

Sobre o atendimento que proporciona às crianças, Rennan destaca que existem algumas técnicas, desde a escolha das tesouras, da máquina até a forma que recebe as crianças. “É necessário todo um cuidado, pois se tratam de crianças sensíveis ao som, ao toque e entre outras sensações. Por isso, quando elas chegam aqui, o trabalho é feito no tempo delas. Elas chegam, brincam e quando eu vejo o momento certo eu começo a trabalhar”, pontua o Barber Kids.

A técnica de Rennan vem contagiando as crianças e os pais que passaram a ter o corte de cabelo como um passeio. “Hoje em dia o meu filho pede para cortar o cabelo, pois ele faz a associação que aqui vai ter brinquedo, brincadeira e brinde no final do atendimento. Ou seja, é um espaço que ele gosta e se sente bem. Eu nunca imaginei que isso um dia iria acontecer, pois ele fica sozinho na cadeira e não chora. Eu fico muito feliz e aliviada, pois é menos um momento de dor para o meu filho e para outras crianças que também gostam desse espaço”, acrescenta Silvia Lacerda.

Serviço:

Rennan barberkids 
Contato: 98926-0905
Instagram: @rennanbarberkids 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 3335 - Sacramenta, Belém - PA, 66120-620

Belém