MENU

BUSCA

Belém é representada em programa internacional que busca desenvolver líderes de ações comunitárias

O evento será realizado no próximo dia 13 de julho, em Santos, no estado de São Paulo

Gabriel Pires

Contribuir para o desenvolvimento de líderes que atuam em trabalhos comunitários voltados à população carente, ainda que com poucos recursos, é o que move o programa internacional “Guerreiros Sem Armas”, do Instituto Elos Brasil. Em Belém, Heber Cavalheiro, ativista ambiental desde os 16 anos e embaixador institucional do Instituto Lixo Zero, recebeu a notícia de que foi selecionado para participar do evento no último dia 18 de junho. A iniciativa  já contou com edições no Canadá, Argentina, México e Paraguai.

No evento, que inicia no próximo dia 13, em Santos, no estado de São Paulo, haverá mini-feiras, desfiles com premiações simbólicas e mutirão de serviços, que buscam promover melhor qualidade de vida para as comunidades em questão, segundo explica Heber Cavalheiro. Ele ainda enfatiza que o programa do Instituto Elos analisa a capacidade dos envolvidos ao mobilizar ações coletivas destinadas às populações locais, na busca de soluções de problemas reais.

“Nesse ano de 2022 eu fui um dos selecionados para essa formação devido a experiência com projetos socioambientais e de inovação. Para mim isso se torna importante, pois terei a oportunidade de troca de experiências com outras pessoas, de outras partes do mundo, que pode ser importante em outros projetos vindouros”, comentou Heber Cavalheiro.

Atuação do Lixo Zero

Com sede em Florianópolis, o Instituto Lixo Zero Brasil é uma ONG que atua há 12 anos com a temática ambiental e no Pará está presente em Belém, Ananindeua, Castanhal, Itaituba e Bragança, conforme destaca Bruno. A atuação do projeto se volta para população carente, além de estudantes, que aprendem na prática como reaproveitar resíduos e fazer o destino adequado. Dentre as demais mobilizações: o Encontro de Boas Práticas, no primeiro semestre; a Semana Lixo Zero, na última semana de outubro; e palestras em diversos locais do estado 

Para o embaixador do projeto Lixo Zero, participar de uma iniciativa de nível internacional também possibilita expor as soluções realizadas no instituto, além de ser muito gratificante. “Sem dúvida, a visibilidade internacional para o programa aqui em nosso Estado e na nossa região amazônica vão ser afetados positivamente com essa participação. Isso é muito bom”, pontuou.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Belém