Belém do Pará segue no ritmo do Círio, com 96% de reservas em hotéis
Ruas lotadas de carro, gente em movimento, eventos religiosos em andamento dão o tom da expectativa para a Grande Romaria no domingo (9)
Até a semana passada, 96% das reservas em espaços vinculados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará estavam confirmadas. E esse fato também reflete a realidade em outros estabelecimentos não associados à entidade. Essa informação, dada nesta quinta-feira (6) pelo assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Fernando Soares, é um indicativo de como a Cidade de Belém está movimentada para a relização do 230º Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (9), antecedido pela Trasladação no sábado (8).
"Essa demanda se verifica, inclusive, em motéis, porque, em muitos casos, pessoas que vêm de municípios do interior do Estado vêm para Belém, hospedam-se nesses estabelecimentos, ou seja, pernoitam, para, logo cedo, no domingo, participarem do Círio; depois, retornam ao espaço para descansar e regressar ao seu município ainda na noite de domingo", ressaltou Fernando Soares.
A alta procura verificada pela entidade abrange hotéis, motéis, hostels e apart hotel. Fernando Soares destacou que muita gente utiliza pacotes de viagens de 2021, dado que em 2020 e no ano passado o Círio não pôde ser realizado em em seu formato presencial. "Essa demanda é fantástica, e nós não esperávamos um movimento tão expressivo assim por conta que estamos saindo da pandemia do vírus, muitos participantes do Círio são pessoas com uma certa idade e ainda houve aumento no valor das passagens", destacou Soares. Ele acrescentou que o movimento expressivo de visitantes em Belém incrementa o setor de serviço, como o de gastronomia e de viagens.
Trânsito
Quem circula de carro, ônibus, moto e bicicleta nas ruas de Belém constata a lentidão do tráfego de veículos, sobretudo, na área central da cidade. E esse fluxo acentuado de carros pode ser observado ainda pela manhã e prossegue à tarde e à noite, principalmente na área da Basílica Santuário, no centro da cidade, para onde muitos moradores e visitantes dirigem-se a fim de fazer suas orações. O Arraial de Nazaré, bem ao lado da Basílica Santuário, é outro atrativo no local.
A Estação das Docas, o Parque Porto Futuro e corredores culturais e comerciais de Belém atraem muita gente, nestes dias que antecedem o Círio. Sidney Vulcão, 65 anos, motorista profissional há 47 anos, atesta o crescimento de pessoas e veículos na capital paraense.
"Ainda na segunda-feira, a cidade já estava agitada, com muita gente circulando. As vias do centro ficaram congestionadas de veículos", disse Sidney.
Traslado
A tendência é de que as vias do centro de Belém e ainda ruas dos municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana, fiquem repletas na maior parte do dia nesta sexta-feira (7), quando, então, transcorrerá o Traslado da Imagem Peregrina, da Basílica Santuário, para essas duas cidades. A romaria, com a imagem da santa Padroeira sendo acompanhada por condutores de carros, motociclistas, ciclistas e corredores, começará às 8 horas. A duração prevista para o evento é de dez horas.
Na manhã do sábado (8), a Imagem Peregrina sairá em Romaria Rodoviária, de Ananindeua para o trapiche municipal do Distrito de Icoaraci. De lá, seguirá o Círio Fluvial até a Escadinha do Cais do Porto. Desse perímetro , sairá a Motorromaria, em direção à Basílica Santuário. À tarde, será realizada a Trasladação, com a Imagem Peregrina sendo conduzida do Colégio Gentil Bittencourt, próximo à Basílica Santuário, até a Catedral Metropolitana, no bairro histórico da Cidade Velha. E no domingo (9), será a vez do 230º Círio de Nazaré, muito aguardado pelos devotos ao longo dos dois últimos anos.