MENU

BUSCA

Grande Belém segue sem definição sobre a volta às aulas

Prefeituras da capital, Ananindeua e de Marituba tratam o assunto com cautela

Dilson Pimentel

As prefeituras dos maiores municípios da Grande Belém ainda não têm uma definição sobre o retorno presencial às aulas nas redes municipais de ensino. A prefeitura de Belém segue sem dizer quando o Conselho Municipal de Saúde dará um parecer sobre o assunto e as administrações de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, admitem que estão sendo cautelosas em relação à volta dos alunos às atividades presenciais.

LEIA MAIS:
- Seduc diz que apenas alunos do terceiro ano do Ensino Médio voltarão, remotamente
Associação de pais e alunos é contra retorno às aulas presenciais
Sintepp diz que trabalhadores da educação não são 'cobaias'

- Governador autoriza volta às aulas no dia 1º de setembro
- Sindicato das escolas particulares garante segurança na volta às aulas presenciais
- Escolas particulares querem aulas 100% presenciais até 6 de outubro

Na semana passada, o governo do Estado informou que estavam autorizadas, a partir do dia 1º de setembro (amanhã, terça-feira), as aulas presenciais nas escolas de ensino públicas e privadas, em municípios que estejam em bandeira amarela, verde e azul (Zonas 03, 04 e 05), respeitadas as medidas de distanciamento e os protocolos de segurança apresentados pelo Comitê Técnico Assessor de Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referentes ao Novo Coronavírus (Ncov), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A determinação consta das novas medidas estabelecidas no Decreto Estadual 800/2020, publicado com atualização na noite desta quinta-feira (27), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

Nesta segunda-feira, a Seduc confirmou, porém, que o retorno às salas de aula na rede pública estadual a partir desta terça-feira se dará apenas entre as turmas do terceiro ano do Ensino Médio, e apenas na modalidade remota. A prioridade, diz a Seduc, é garantir a preparação para o Enem.   

Prefeitura de Belém ainda não dem definição


Procurada para tratar desse assunto, na sexta-feira (28) a Prefeitura Municipal de Belém informou mais uma vez que “o Comitê de Saúde do Município, composto pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica, vai se reunir para tratar sobre o assunto".

Segundo a PMB, essa reunião iria ocorrer naquela mesma sexta-feira. Na manhã desta segunda-feira (31), a prefeitura voltou a ser procurada para tratar do assunto. E, em nota, informou apenas o seguinte: “Até o momento, ainda não há definição”, disse a administração municipal, sem deixar claro se houve a reunião ou se, caso tenha havido, ainda não se tem uma definição sobre o assunto.

Ananindeua: decisão esta semana


A Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed) informou, nesta segunda-feira (31), que está tendo muita cautela na decisão do retorno das aulas. A gestão municipal está alinhando os trabalhos com a Comissão Intersetorial de Gestão e Monitoramento do Retorno Escolar Presencial no contexto da Pandemia da Covid-19, composta por técnicos da Semed, Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Conselhos Tutelar e de Educação, além do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará e representantes de estudantes.

Segundo diz A Secretaria de Educação de Ananindeua, o posicionamento final da volta as aulas no municípiop em Ananindeua será decidido até o final desta semana - e compartilhada nas redes sociais do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

Marituba estuda retorno em outubro


Também procurada pela redação integrada de O Liberal, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Marituba informou que, embora Marituba já faça parte do quadro de municípios com bandeira verde (risco baixo para covid-19), o município analisa com cautela o retorno dos estudantes. 

A Secretaria Municipal de Educação confirmou que estuda retomar as aulas dos alunos da rede pública municipal a partir do dia 1º de outubro, "seguindo todas as orientações de segurança estabelecidas pelo Decreto Estadual 800/2020, publicado na última quinta-feira (27), em edição extra do Diário Oficial do Estado".

A Semed disse ainda que todas as decisões estão sendo feitas em conjunto com o Ministério Público de Marituba.

Belém