Basílica de Nazaré terá novo reitor no próximo domingo
Além dele, outros religiosos chegarão à comunidade Barnabita da capital paraense
No próximo domingo (6), o padre Francisco Maria Assis se tornará reitor da Basílica Santuário de Nazaré. O cargo era ocupado desde o ano passado pelo padre Francisco Maria Cavalcante. A posse do novo reitor ocorre durante cerimônia realizada na Basílica, às 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.
O novo reitor, nascido no município de Capitão Poço, assumirá responsabilidades administrativas referentes à realização do Círio de Nazaré e outras atividades referentes à Basílica.
Além dele, outros religiosos chegarão à comunidade Barnabita da capital paraense. Assumem a Basílica neste ano: padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues: superior da comunidade; padre Francisco Maria Cavalcante Jr: pároco; padre Rosinei Maria de Souza: prefeito de Sacristia; padre Giovanni Maria Incampo, decano; irmão Isaac Maria Segovia: chanceler da comunidade e adido ao Arquivo Provincial.
O padre Francisco Maria Cavalcante, Pároco de Nazaré, explica a abrangência da missão dos Barnabitas à frente do templo da Padroeira dos paraenses: “A Basílica não é apenas o Santuário Mariano da Amazônia. Ela é a referência para quantos procuram Maria como medianeira para seus anseios e necessidades, para a conquista da paz e da harmonia. Por isso, é nosso dever continuar acolhendo os devotos de Nossa Senhora e propagando o evangelho de Jesus Cristo por meio da pregação e da sagrada Eucaristia”.
Desde o final de 2021, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos popularmente por Barnabitas, passou por um processo de reorganização e hoje se constitui numa única Província Brasileira. Algumas mudanças identificam a nova configuração da administração da Basílica. Uma delas é a liderança da Igreja.
(*Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)