Barco Hospital Papa Francisco chega ao Pará
Programação em Belém ocorrerá no sábado (17) e domingo (18)
Chega em Belém, no próximo sábado (17) o Barco Hospital Papa Francisco. A embarcação levará serviços de assistência médica às comunidades ribeirinhas, entre elas, consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, além da realização de exames e dignósticos. A missão é chegar aos mais necessitados, e aos que têm pouco ou nenhum acesso ao atendimento de saúde na região amazônica. Os voluntários que fazem parte desse projeto são missionários e religiosos compromissados com a missão de levar assistência médica à população ribeirinha.
A cerimônia contará com a condução e benção do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e do bispo diocesano de Óbidos e presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Braisl), dom frei Bernardo Bahlmann. Estarão presentes o monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares de Belém, dom Irineu Roman e dom Antônio de Assis Ribeiro, entre outras autoridades e apoiadores do Pará e outras regiões do Brasil.
Ação Social em Belém
A primeira ação na capital belenense ocorrerá neste domingo (18), com celebração eucarística em ação de graças, às 8 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Cidade Velha. Ao longo do dia haverá a “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital.
A programação contará com assistência à população mais necessitada com atendimentos médicos, clínico geral, neurologia, odontologia, raio-x, mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, cirurgias de baixa e média complexidade, entretenimento para crianças, atendimentos espirituais e outros serviços e atividades. Todas as ações são gratuitas.
A programação é fruto de uma parceria entre a Fraternidade e Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e Arquidiocese de Belém do Pará e contará com apoiadores dos diversos setores.
Barco Hospital
Construído em Fortaleza, no Ceará, o Barco Papa Francisco serve para a oferta de acesso à saúde básica às pessoas que moram às proximidades dos rios. A ideia do barco hospital, com atendimento médico, surgiu a partir do incentivo do papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude de 2013. No período, o papa visitou um hospital, no Rio de Janeiro, administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco e questionou se a Associação já havia implantado o projeto de assistência médica na Amazônia.
A partir desse encontro iniciou-se, com o dom Frei Bernardo Bahlmann e demais religiosos da Fraternidade, a idealização do projeto com a missão de levar atendimento à população ribeirinha na Amazônia.
O Barco Hospital Papa Francisco tem o comprimento de 32 metros e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para os serviços médicos: raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. Saiba mais sobre o projeto.