MENU

BUSCA

'Balcão de Direitos' leva ação de cidadania com emissão de documentos ao bairro do Barreiro

A programação será no próximo sábado (21) das 8h às 13h. Os serviços são gratuitos

O Liberal

Moradores do bairro do Barreiro, em Belém, receberão uma ação de cidadania do programa “Balcão de Direitos”, promovido pela Defensoria Pública do Pará (DPE), no próximo sábado (21). A iniciativa, que marca encerramento das atividades de 2024 do programa, será realizada no Ginásio da Mirandinha, das 8h às 13h. No mutirão, serão oferecidos, gratuitamente, os serviços regulares de atendimento jurídico e emissão de documentos.

Entre os documentos que serão emitidos estão: RG, 2ª via de CPF e Título de Eleitor, Carteira de Trabalho Digital, foto 3x4 e encaminhamento para emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito. Além disso, serão desenvolvidas ações de educação em direitos. Nesta última ação do ano, o coordenador do “Balcão de Direitos”, defensor público Marcus Vinicius Franco, destaca a relevância da iniciativa para que a Defensoria paraense alcance cada vez mais pessoas. 

“Em 2024, equipe do ‘Balcão de Direitos’ se dedicou diariamente, inclusive nos finais de semana, a levar os serviços da Defensoria ao maior número de cidadãos paraenses, seja na Região Metropolitana de Belém ou no interior do estado. Isso é um compromisso com a missão institucional da DPE-PA de proporcionar cidadania e acesso à justiça às pessoas em condição de vulnerabilidade social”, pontua.

Atuação

O “Balcão de Direitos” é um dos programas mais ativos da DPE-PA, dedicado a levar acesso à cidadania e dignidade à população em situação de vulnerabilidade social. O programa atua em várias frentes, tanto na Região Metropolitana de Belém (RMB) quanto no interior do estado do Pará.

Na RMB, o “Balcão” oferta, de segunda a sexta, serviços de emissão de documentos no prédio-sede da instituição. A equipe do programa também realiza atendimentos domiciliares, em hospitais e em outros espaços que abrigam pessoas com dificuldades de locomoção. Durante os finais de semana, são promovidas ações de atendimento nos bairros.

Já o interior do estado é contemplado por meio de expedições e mutirões itinerantes, que levam os serviços de emissão de documentos, atendimento jurídico e educação em direitos para as várias regiões do Pará. Apenas em 2024, foram realizadas as expedições “Tapajós”, “Guamá”, “Tocantins”, “Araguaia” , “Lago Tucuruí” e "Capim", atendendo inúmeras cidades, comunidades indígenas e quilombolas paraenses, e milhares de assistidos.

O “Balcão” também dá suporte a projetos desenvolvidos pelos Núcleos de atuação específica da Defensoria paraense. Iniciativas como o “Enxerga-me Brasil”, o “Cidadania no Cárcere” e a “Caravana do Consumidor” frequentemente trazem a colaboração do programa.

Serviço

Ação de Encerramento das Atividades de 2024 do programa “Balcão de Direitos”

Data: 21/12 (sábado)

Horário: 8h às 13h

Local: Ginásio da Mirandinha (Passagem da Mirandinha, nº 384, bairro do Barreiro)

Belém