MENU

BUSCA

Bairros de Belém amanhecem cobertos de fumaça neste sábado (17)

Além do vapor, cheiro forte de queimado é percebido por alguns moradores que chegam a suspeitar de incêndio

Camila Guimarães

Vários pontos de Belém amanheceram com uma fumaça intensa se deslocando no ar neste sábado (17), assustando moradores de alguns bairros que chegaram a suspeitar de incêndio nas redondezas. Nas redes sociais, registros do fenômeno apontam, até agora, que ele é percebido nos bairros do Marco, São Brás, Canudos, Nazaré e Fátima. Algumas pessoas chegam a comentar que a situação se assemelha a quando houve incêndio de resíduos no antigo Lixão do Aurá. A última vez que a queima do resíduos registrou o espalhamento da fumaça de maneira semelhante na Região Metropolitana foi em agosto deste ano.

VEJA MAIS

Fumaça em Belém: saiba o motivo da cidade ter amanhecido com o céu cinza no sábado (17)
Muitas hipóteses foram levantadas por moradores e internautas; entenda o que de fato aconteceu

Ainda nas redes sociais, uma publicação feita pelo fundador do Instituto Idade Mídia, Ângelo Tupinambá, sugere que a fumaça seja fruto de um incêndio nas matas próximas ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. Na legenda, ele afirma que ainda não conseguiu "identificar o foco desse possível incêndio criminoso".

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) afirmou que não recebeu nenhuma denúncia queima irregular de lixo no Aurá. "Os técnicos do Departamento de Controle Ambiental irão até o local para averiguar a situação e avaliar se há a prática de crime ambiental na área", diz o texto.

Também por nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que irá “...apurar as possíveis causas que ocasionaram a fumaça em alguns pontos de Belém, neste sábado, 17. De acordo com o Ideflor-Bio, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) estiveram dentro da Área de Proteção Ambiental e constataram que não há foco de incêndio no Parque do Utinga”.

A Semas, ainda por nota, observou que “...o tempo seco e a baixa pluviosidade (pouca chuva) nesta época do ano contribui para o aprisionamento de “fumaça, poluentes em geral” sobre grandes cidades, como Belém. Esta condição está relacionada a um evento meteorológico denominado Inversão Térmica”.

A redação integrada de O Liberal ainda aguarda o retorno da Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan).

Fumaça provocada por queima de lixo que afeta comunidade no Aurá chega ao Centro de Belém
O incêndio teve início no último sábado (6). No centro da capital paraense, o nevoeiro cinzento pôde ser visto na manhã desta quinta-feira (11)

Fumaça misteriosa é registrada por moradores de Ananindeua e Cametá
Segundo denúncias, fumaça é motivo de preocupação devido a frequente inalação

Confira registros da fumaça publicados nas redes sociais:



Belém