Avenida Padre Bruno Secchi será entregue neste domingo (20/02)
A antiga estrada da Yamada agora vive um novo momento com total reestruturação para a comunidade do bairro do Tapanã
A antiga rua da Yamada, agora a nova avenida Padre Bruno Secchi será entregue neste domingo (20) à população do bairro do Benguí, em Belém. As obras do Governo do Estado, executadas por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), envolveram serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade, nova iluminação pública, ciclofaixas, sinalização e urbanização. O novo paisagismo conta com o plantio de mais de 250 mudas de árvores.
Com dificuldades de locomoção, por conta de problemas na coluna, o aposentado José Garcia Gadelha, 68 anos, morador do entorno da avenida Padre Bruno Secchi, conta que passou muito tempo sem nem sair de casa, pelas condições precárias da via e dos constantes alagamentos.
“Pra mim era difícil até fazer uma simples caminhada aqui. Nossa avenida merecia esse cuidado, agora está ficando tudo uma beleza, o que melhora a vida de pedestres, motoristas, ciclistas e de todos que passam aqui. Além da sinalização e iluminação nos deixarem mais seguros. É um prazer ver esses avanços. Somos só felicidade”, comemora o aposentado.
“Juntamente com a Rodovia do Tapanã, inaugurada em 2020, a avenida Padre Bruno Secchi repercute muito na questão da qualidade da mobilidade metropolitana, pois cria nova alternativa de acesso entre Belém e o Distrito de Icoaraci, além da Rodovia Mário Covas para a avenida Arthur Bernardes, que é uma excelente alternativa para veículos de cargas, por exemplo”, explica o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. As melhorias na mobilidade urbana e infraestrutura viária alcançarão cerca de 500 mil pessoas da região.
Morador há mais de 40 anos do bairro, Cornélio da Silva, 71 anos, relembra o sacrifício que já foi morar na área. “Antes era só lama, sem sinalização, sem iluminação, sem pavimentação, o que provocava muitos acidentes e muita tristeza, pra nós, moradores. Ver essas melhorias chegando é muito bom. A comunidade está feliz e para mim é a maior felicidade ver o nosso bairro avançar e crescer. O que a gente precisava está realmente chegando até nós”, celebra.
O aposentado Ademir Alves, 70 anos, morador do Bengui, reforça a alegria dos idosos e dos ciclistas pelas obras na via e, especialmente, pela construção da ciclofaixa. “Já consigo fazer o meu exercício diário por aqui, caminhadas ou passeios de bike com toda a tranquilidade. Antes, nem nos deslocávamos nessa área, porque era muito deserto e as condições eram muito precárias. Agora andamos por aqui com mais segurança, sem medo de cair, com mais iluminação, tudo bem sinalizado. Está ficando tudo muito bom”, pontua.
O diretor geral do NGTM pede que a comunidade também faça a sua parte, evitando jogar lixo em locais inapropriados, principalmente, para evitar obstrução de galerias de drenagem e cuide da via. O projeto de requalificação, iniciado em 2013, tinha apenas 20% de execução até 2019. Nos últimos anos, a atual gestão avançou com a execução das melhorias na avenida que agora está completamente de cara nova.