MENU

BUSCA

Arraial do Pavulagem encerra ‘Arrastões juninos’ com a derrubada dos mastros em Belém

Aproximadamente 35 mil pessoas participaram do último encontro que reuniu a banda Arraial com as participações especiais de Luê, Felipe Cordeiro, Allan Carvalho e Grupo Sancari de Carimbó

Emanuele Corrêa

O primeiro domingo de julho marcou o encerramento dos Arrastões do Arraial do Pavulagem. Com o tema: "Arraial por um Mundo de Paz", o cortejo que começou em frente do Theatro da Paz e seguiu em direção à praça Waldemar Henrique, onde aconteceu o show de encerramento e a derrubada dos mastros, simbolizando o fim da quadra junina e do Boi Pavulagem. Aproximadamente 35 mil pessoas participaram do último encontro que reuniu a banda do Arraial com as participações especiais de Luê, Felipe Cordeiro, Allan Carvalho e Grupo Sancari de Carimbó.

VEJA MAIS

Arrastão que movimenta a população

Os arrastões do Pavulagem mobilizam famílias inteiras e isto inclui os pets também. Rita Gorete da Silva é tutora do cachorrinho João Batista da Silva, de 4 anos, da raça Dachshund, também conhecido como "salsicha". João virou a sensação do cortejo, pois estava com um chapeuzinho de fitas e uma blusinha do pavulagem. Gorete relembrou que acompanha o Pavulagem, mas com ele, era a primeira vez que o leva para a atividade. "Ele está sendo uma sensação no meio do povo. Muita foto. Vamos ficar em um lugar, na sombra, vamos assistir ao show de longe, por causa do barulho. Ele está acostumado a ir ao show. Ele é corredor. Muito ativo", disse.

Jennifer da Silva, 23 anos, é mãe da Luiza de 4 anos e da Ayla de 4 meses. A família saiu pela primeira vez no Arrastão e falou sobre os sentimentos que fazem parte da manifestação cultural. "Eu me sinto feliz. A minha irmã já participa, a família toda do marido dela está aqui. Então, eu vim para apoiá-la e também mostrar um pouco da cultura para as crianças", declarou.

A família Risuenho Accioly compõe o grupo musical para crianças "Balada Kids". Guto Risuenho, Carol Accioly, Maitê Risuenho estavam gravando um clipe para o Youtube em homenagem ao Arraial do Pavulagem. Para o responsável da banda, o momento era de trabalho, mas também de valorização da cultura paraense. "Viemos gravar a música 'Arraial do Meu Coração'. Hoje o arraial do pavulagem é um patrimônio histórico da cultura paraense. Então pra gente é uma honra tentar de alguma forma homenagear um movimento tão importante para a nossa cultura", finalizou Guto.

Belém