Vacinação em Belém parou e aguarda novas doses: pessoas com comorbidades estão na vez
Outros municípios da Grande Belém seguem agendas de imunização esta sexta-feira (23)
Após o último dia do calendário da etapa mais recente de chamadas pela vacinação contra a covid-19 em Belém, nesta quinta (22), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou que a próxima fase de imunizações contra o coronavírus será voltada a pessoas com comorbidades na capital. Porém, diz a Sesma, ainda não há data para início dessa nova etapa. "Precisamos que cheguem novas vacinas”, afirma o órgão.
Nesta quinta (22) a procura variava de tranquila a intensa em alguns dos 22 pontos de imunização em Belém. No Clube COAGB T1 (Clube da Aeronáutica), na avenida Júlio César, em Val-de-Cans, na manhã desta quinta-feira (22), o movimento de busca pela vacina era tranquilo. Já na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel (Aldeia Cabana), na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, estava intenso, formando longas filas, como acontece diversas vezes.
A vacinação era destina a segundas doses para os idosos imunizados com a vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac e Instituto Butantan. Essa última fase de imunizações contra a covid-19 começou na segunda-feira (12). A ação se voltou para vacinar os idosos de 60 anos ou mais que ainda não tinham recebido a primeira dose. Além disso, idosos com 70 anos ou mais, que ainda não haviam tomado a segunda dose, também foram imunizados.
A expectativa inicial da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), era aplicar 20 mil doses. No entanto, a meta é atingir o total de 90 mil idosos, desde o começo da vacinação em Belém, em janeiro de 2021.
Segunda dose da Astrazeneca apenas em junho
A Sesma alerta ainda que os que já foram imunizados com a primeira dose da vacina da vacina da AstraZeneca, da Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nascidos em 1958 e 1959, devem voltar aos postos de vacinação só a partir do dia 16 de junho para tomar a nova dose.
Uma das pessoas imunizadas ontem em Belém com a vacina coronavac foi o engenheiro mecânico Renato Oliveira, 60 anos. “Fui muito bem atendido graças a Deus. Não teve fila, estou muito satisfeito. E mais ainda por estar imunizado. Agora, vou tomar todas as vacinas necessárias e me cuidar sem me expor por aí, porque essa doença é muito perigosa, já peguei duas vezes e tenho medo”, confessa o idoso, que esteve no T1.
“Tomei a primeira dose dia 22 de março e agora recebo a segunda. É uma satisfação e agora vou acompanhar para ver como fico daqui pra frente. Vou continuar me protegendo, espero ter uma vida mais prolongada”, almeja Luiz Fernando, 61 anos, representante comercial. Na casa dele, já foram imunizados a esposa e o genro. Falta apenas chegar a vez de uma filha, que é jovem. “Tenho fé que todos estaremos vacinados e poderemos viver um pouco melhor, sem tanta ameaça de adoecer”, afirma Luiz, que também foi atendido no T1.
Marituba
A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informa que tem seguido o calendário vacinal contra a covid-19 imunizando com a primeira dose pessoas idosas com idade entre 60 e 64 anos, e com a segunda dose, idosos com idade entre 65 a 69 anos em todos os postos de Saúde do município. Até o momento, segundo a gestão municipal, o Município de Marituba recebeu 20.965 doses e já aplicou 18.466.
Confira os postos de vacinação contra covid-19 em Marituba, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Saúde da Família (USF):
1. UBS decouville - Rua Antônio Maria de Brito, 10
2. UBS Nossa Senhora da Paz - Rua da divisa S/N
3. Usf José Coelho - Rua da sagre S/N
4. USF Haifa Gabriel - Rua Antônia Armando S/N
5. USF Betânia - passagem Cametá S/N
6. USF riacho doce - Rua dos Navegantes S/N
7. USF São João - Rua João Marinho S/N
8. USF SÃO FRANCISCO - Rua da cerâmica S/N
9. USF Nova Marituba - lot imperial S/N
10. USF Adalúcio calado - praça Jarbas passarinho S/N
11. USF Uriboca - Rua do Uriboca.
12. USF União - Rua São Francisco S/N
13. USF Bela Vista - Rua São José S/N
14. USF SANTA LÚCIA - Rua Alfredo calso, pass 20 de setembro, 08
15. USF Celina Lameira - Rua São Francisco S/N
16. USF Santa Clara - Rua Paula Roberta S/N
17. U.S.F. CRISTIANO TORRES - Rua Boulevard das Águas S/N
18. USF PRS. José Arimatéria - Rua Canaã - S/N
19. USF Manoel Paiva - Trav. 8º - Quadra 8, 13 (Agrovila São Pedro)
Santa Bárbara do Pará
De acordo com a Prefeitura de Santa Bárbara do Pará, começou nesta quinta-feira (22) a terceira fase do plano de vacinação com o grupo prioritário das comorbidades na faixa etária de 57 a 59 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Prossegue a imunização de pessoas idosas com a segunda dose, as pessoas que foram vacinadas com a Coronavac, conforme agendamento, obedecendo intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose, como repassa a gestão municipal. O Município recebeu 4.268 doses e a´plicou 3.593.
Benevides
A Prefeitura Municipal de Benevides informa que segue vacinando a segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima dos 60 anos no município. A vacinação para a primeira dose está suspensa.
A Prefeitura informa, ainda, que não estão sendo registradas filas. A vacinação ocorre das 8h às 13h, em seis pontos.
A Prefeitura esclarece que aguarda um novo repasse de doses para vacinar idosos com a primeira dose do imunizante e continuar com o calendário de comorbidades. Até o momento o município recebeu 11.448 doses de imunizantes e aplicou a primeira dose em 6.899 pessoas e 3.753 tomaram a segunda dose.
Pontos de vacinação em Benevides:
- Paróquia Santa Rosa de Lima;
- Igreja Quadrangular (Rua da delegacia):
- Igreja Assembleia de Deus Centro:
- Assembleia de Deus Murinin;
- USF Benfica;
- Escola Paulina Ramos (por agendamento devido baixa demanda);
OBS: Levar carteirinha de vacinação da primeira dose e CPF
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA