MENU

BUSCA

Após chuva da tarde, rua vira rio no Tapanã

Moradores da Almirante Tamandaré denunciam: alagamentos prejudicam escolas

Pablo Costa - sob supervisão de Lázaro Magalhães

Moradores da rua Almirante Tamandaré, conhecida como Quinta Rua, no bairro do Tapanã, em Belém, estão preocupados por conta dos constantes alagamentos. Após uma forte chuva, na tarde desta quarta-feira (29), a via ficou mais uma vez completamente inundada. Imagens de moradores enviadas à redação integrada de O Liberal mostram a via totalmente inundada após o temporal que caiu nesta tarde no bairro. Veja:


A rua é cercada por mato alto, buracos e muita lama. Segundo a comunidade, há mais de dez anos a via não recebe reparos do poder público. Neste período de chuvas intensas, eles temem que a situação possa piorar - e principalmente para a comunidade escolar. 

Duas escolas ilhadas


No local, existem duas escolas municipais (São Francisco e São Jerônimo). E em dias de muita chuva, os alunos acabam sendo os mais prejudicados.

“Meu neto vai começar a estudar e eu já estou preocupada por causa das péssimas condições dessa rua. Quando chove, prefiro nem leva-lo para o colégio”, reclamou Ângela Lobato.

Se em tempos de chuva a rua fica alagada, em dias de sol a poeira e os buracos tiram o sossego dos moradores. “Faça chuva ou faça sol essa rua sempre está ruim. O poder público deveria dar uma atenção, porque aqui tem duas escolas. As crianças têm que meter o pé na lama todo dia”, pondera a moradora.

Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Prefeitura Municipal de Belém informou, em nota, que a Secretaria de Saneamento (Sesan) executa ações de saneamento no bairro do Tapanã, "onde está atuando com obras na passagem Ranário, no trecho com a rua da Piçarreira até o final da via".

Segundo a Sesan, as ações serão levadas para outras ruas do bairro, incluindo a 5ª Rua, mas o trabalho, diz a prefeitura, "segue um cronograma de atendimento".

Belém