MENU

BUSCA

Aniversário de Belém: Missa na Catedral da Sé marca comemoração pelos 409 anos neste domingo

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e foi acompanhada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, pelo vice-prefeito, Cássio Andrade, entre demais autoridades

Gabi Gutierrez e Gabriel Pires

A comemoração do aniversário de Belém, neste domingo (12), iniciou pela manhã com uma missa em ação de graças pelos 409 anos da cidade, celebrada na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, na capital paraense. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e foi acompanhada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, pelo vice-prefeito, Cássio Andrade, entre demais autoridades. Fiéis também lotaram o momento religioso.


Durante a missa, direcionando-se aos fiéis, o arcebispo exaltou a comemoração de mais um ano da capital. E ainda, mencionou o papel essencial da nova gestão na transformação da cidade.

“Todos nós aqui intencionamos as coisas da nossa cidade. Coisas boas ou ruins", iniciou Dom Alberto.

"E para você, Igor, o que ficou do passado é uma responsabilidade de tomar aquilo que precisa ser explorado, que precisa crescer, trabalhar nesta melhoria. Com o seu olhar, que seja positivo, mas, ao mesmo tempo, realista com as necessidades da nossa cidade”, completou o arcebispo metropolitano.

VEJA MAIS

Três marcos ajudam a entender o surgimento da capital paraense
Nossa reportagem fez um passeio com o historiador Michel Pinho por pontos fundamentais que ajudam a contar a história de Belém já ocupada pelos colonizadores: o Forte do Presépio, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Capela de Santo Antônio

‘Belém é a bola da vez’, diz Celso Sabino sobre o ano da COP 30
Em entrevista exclusiva para a edição especial do aniversário de Belém, Ministro do Turismo falou sobre os principais setores que devem ser impulsionados durante a COP

Igor Normando: ‘Queremos que o belenense viva com orgulho de ser amazônida’
No aniversário de 409 anos de Belém, o novo prefeito concedeu entrevista exclusiva ao Grupo Liberal e falou sobre os desafios e projetos para a cidade que sediará a COP 30 em novembro

O prefeito Igor Normando destacou que missa marca um momento de celebração e de agradecimento. "Marcar o dia do aniversário da cidade é uma data histórica, mas, sobretudo, de muita responsabilidade. Temos que comemorar o aniversário da cidade com a diversidade do nosso povo, com a diversidade religiosa, com a diversidade cultural. E foi isso que procuramos fazer no dia de hoje, comemorar o aniversário de Belém, não só partindo um bolo tradicional, como todos os anos acontece no Ver-o-Peso", afirma.

A celebração na Catedral da Sé foi precedida por um abraço simbólico ao Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura de Belém, em um gesto simbólico realizado pela comunidade evangélica da capital paraense. Segundo Normando, essa foi uma ação que marca a diversidade religiosa dos belenenses. E também enfatiza as demais celebrações pelo aniversário do município. "Fizemos três dias de festa na nossa cidade, como nunca havia sido feito, levando mais de trinta mil pessoas para o Portal da Amazônia. Isso mostra, principalmente, que a nossa gestão, não é uma gestão para um ou para outro, mas para todos os belenenses", completa o gestor.  


Programação

A programação de aniversário de Belém seguirá ao longo do dia com o bolo de aniversário no Ver-o-Peso; a participação do prefeito na entrega do Canal do Gentil, pelo Governo do Estado; a decisão da Supercopa Grão-Pará, entre Paysandu e Tuna; e a outorga das medalhas de honra ao mérito. Pela noite, a agenda seguirá às 19h com a celebração de um culto no Templo Central da Assembleia de Deus, também em ação de graças pelo aniversário da cidade. 

Belém