Aniversário de 398 anos do Ver-O-Peso tem bolo de seis metros e emoção de feirantes e frequentadores
Maior feira aberta América Latina se aproxima dos 400 anos como um dos pontos mais importantes para os paraenses
Maior feira aberta América Latina se aproxima dos 400 anos como um dos pontos mais importantes para os paraenses
O aniversário de 398 anos do Mercado do Ver-O-Peso nesta quinta-feira (27/03) será celebrado com um bolo de seis metros, muitas emoções e histórias dos feirantes e frequentadores do espaço. Cartão postal da cidade e um dos locais mais queridos e populares dos paraenses é o ganha pão de muitas famílias. Além dos festejos, o prefeito de Belém Igor Normando fará uma vistoria pelo lugar para avaliar o andamento da reforma do espaço, e outros serviços serão realizados gratuitamente para a população.
O feirante José Flávio, de 65 anos, mais conhecido como Branco, tem 50 anos de feira e de vida misturadas. "Ver-O-Peso é minha casa. Daqui eu chego às 4h da manhã e saio às 8 da noite", afirma. Todos os dias seu José viaja de Marituba, município na Região Metropolitana de Belém, para trabalhar na feira. "Ver-O-Peso é uma maravilha. Acho que o dia que Ver-O-Peso acabar eu vou junto com o Ver-O-Peso", assegurou.
O parabéns contará com bolo de aniversário de seis metros com recheio de cupuaçu em frente ao Solar da Beira, prestação de serviços à população, além de apresentação do Dj Dinho, de grupos folclóricos e atrações musicais. "Esse bolo de seis metros demorou um tarde toda para ser feito. Ele ficou pronto ontem, mas hoje nós viemos só para montar e confeitar", declarou o panificador Otávio Coelho, responsável por produzir o bolo. A previsão é o bolo seja servido às 9h.
Pedro Batista, que tem 63 anos, trabalha e consome as coisas do Ver-O-Peso. "Há 40 anos estou aqui. A importância do Ver-O-Peso é tudo para mim. O que mais gosto aqui é da sacanagem. Um grita para o outro, as brincadeiras, de um lado para o outro", detalhou carregando carne e carne porco comprados no Ver-O-Peso.
A empregada doméstica Kelly Torres, de 42 anos, foi de Icoaraci para Veropa somente para prestigiar o aniversário da feira. Ela aproveitou o momento para fazer exames de saúde. Apesar da glicose ter dado um pouco alta, ela esperava provar um pedaço do bolo. "Olha a saúde não está muito bem, mas... É gratificante a gente vir para cá e ter esses atendimentos, porque está precária a situação da saúde. A minha glicose deu alta tenho que aproveitar e me cuidar", declarou. "Vou pegar um pedaço de bolo e levar para casa", assegurou.
O prefeito de Belém, Igor Normando, esteve presente nos festejos e ressaltou a importância do Ver-O-Peso para a capital paraense. "Sem dúvida alguma o Ver-O-Peso representa o que existe de melhor na nossa cidade. Que é justamente a nossa população, aqueles que moram em Belém, aqueles que escolheram esse estado para viver. O Ver-O-Peso representa exatamente tudo isso. Porque é no Ver-O-Peso que a gente encontra a nossa diversidade cultural. É no Ver-O-Peso que a gente encontra aquilo que a gente vê de mais valioso", destacou.
SERVIÇOS - Durante a manhã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) realizará o recadastramento dos permissionários do Ver-o-Peso, como parte do cronograma de recadastramento itinerante que vem sendo realizado pelo órgão nas feiras de Belém.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar à população as vacinas contra influenza, febre amarela, tríplice viral e tétano, além de serviços de aferição de pressão arterial, oximetria e glicemia. Serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e orientação de uso.