Amigas da Esperança promovem mais uma edição da 'Tarde Alegre'
O objetivo é arrecadar fundos para ajudar na manutenção da Fazenda da Esperança
O grupo "Amigas da Esperança" se reuniu nesta quarta-feira (06/11) para mais uma "Tarde Alegre", com o intuito de promover alegria e solidariedade aos acolhidos pela Fazenda da Esperança. Durante a programação, os presentes puderam se divertir brincando de bingo, além de participarem de outras atividades. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar na manutenção da instituição, que atualmente acolhe 100 pessoas em Mosqueiro e atende mais 500 em diferentes polos espalhados pelo estado. O evento aconteceu na Casa de Plácido.
Luciano Figueiredo, responsável pela Fazenda da Esperança na unidade de Mosqueiro e também pelas demais unidades do Pará, destaca que a programação é realizada pelo grupo "Amigas da Esperança", composto por empresárias voluntárias que apoiam a Fazenda.
"Não só da Fazenda, mas de várias instituições. Então, durante o ano elas fazem duas vezes, esse evento, para arrecadar fundos. Nós, realizamos bingos e uma tarde alegre com o propósito de arrecadar para os que são atendidos pela Fazenda, que hoje está com 100 acolhidos. A Fazenda acolhe pessoas em situação de rua, dependentes de drogas e álcool, além de outras situações de vulnerabilidade", explica Luciano.
"A gente necessita muito de ajuda. As Amigas da Esperança são bem presentes. Elas têm ajudado muito, mas sabemos que é necessário que outras pessoas ajudem, pois, fica pesado apenas para um grupo”, pontua o responsável pela Fazenda da Esperança.
Ailton Monteiro Cristo, 35 anos, está há oito meses acolhido na Fazenda da Esperança. Ele relata que, devido ao vício em drogas, sua família decidiu buscar ajuda no local. "Eu cheguei à Fazenda da Esperança por meio da minha família, pois minha vida estava regada de bebida e, consequentemente, vieram as drogas", conta Ailton.
Ele também afirma que, após ser acolhido pela instituição, muitas coisas mudaram em sua vida, já que o local ensina um novo estilo de vida.
Naiá de Barros Guerra é membro do grupo "Amigas da Esperança" e voluntária na diretoria da Fazenda da Esperança. Ela explica que, duas vezes ao ano, o grupo se reúne para realizar uma programação com o objetivo de angariar fundos para os trabalhos e obras da Fazenda, incluindo reformas e construções, sempre com o intuito de melhorar a estrutura da instituição.
"A cada edição, a gente vem se aprimorando, corrigindo as falhas da edição passada, procurando oferecer brindes mais atrativos. Também temos melhorado a organização para que as pessoas acompanhem o evento da melhor maneira possível. Assim, conseguimos uma adesão muito grande do público, porque há uma seriedade na proposta do trabalho", destaca Naiá.
O grupo "Amigas da Esperança" foi criado quando a Fazenda da Esperança iniciou suas atividades em Belém. A partir disso, as amigas começaram a conversar sobre a necessidade de estabelecer esse trabalho voluntário.