MENU

BUSCA

Alunos de faculdade particular protestam contra demissão de professores em Belém

O protesto começou na manhã desta quarta-feira (28)

Dilson Pimentel

Quase 50 estudantes de universidade particular começaram a protestar na manhã desta quarta-feira (28), por volta das 9h, em frente ao prédio da unidade da avenida Alcindo Cacela, quase na esquina da avenida Pedro Miranda, no bairro do Umarizal, em Belém. Eles denunciam que professores de vários cursos estão sendo demitidos esta semana. O protesto encerrou por volta das 11h, quando os estudantes que manifestavam foram recebidos pela direção da instituição.

Os estudantes temem que essas demissões prejudiquem as atividades acadêmicas, inclusive trabalhos de conclusão de curso. O protestou chegou a interditar a avenida Alcindo Cacela por alguns minutos, mas o fluxo foi logo liberado. Fernanda Cabral, estudante do curso de Comunicação Social - Publicidade, explica que a demissão reforçou várias outras insatisfações da comunidade acadêmica. "Demissão de professores experientes foi um empurrãozinho para o que os alunos precisavam para trazer a público demandas como falta de segurança, infraestrutura, falta de comunicação com a reitoria e com coordenadores de cursos", detalhou.

"Esses professores demitidos tinham uma ligação afetiva muito grande com os estudantes. Não foi apresentada para a gente uma causa para isso. Nem o que vão fazer sobre novos contratantes. Estamos em férias, mas não sabemos se, quando voltarmos, vai ter professor para cobrir nossos cursos. Receio que isso afete as atividades acadêmicas", acrescentou a universitária.

Em nota, a Universidade da Amazônia (Unama), informou que os desligamentos realizados recentemente já estavam previstos e ocorrem de acordo com as demandas normais da instituição, sem prejuízo acadêmico aos estudantes. "Na manhã desta quarta-feira (28/06), uma comissão de alunos foi recebida pela direção da universidade e os devidos esclarecimentos sobre as demandas apresentadas foram prestados", finalizou o comunicado.

Belém