MENU

BUSCA

Alunos de comunidade em Santa Bárbara denunciam situação caótica de escola estadual

Seduc admite precariedade de mais de 200 estabelecimentos de ensino já incluídos em plano de recuperação

Eduardo Rocha

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da comunidade de Genipauba, em Santa Bárbara do Pará, usaram as redes sociais para denunciar a situação precária do estabelecimento de ensino. Eles reclamam das péssimas condições em que se encontram as instalações do prédio escolar, que apresenta paredes deterioradas, janelas quebradas, banheiros insalubres, piso irregular e cadeiras danificadas que se acumulam sem que haja substituição do mobiliário.

 

 

 

 

 

Procurada para falar sobre o problema denunciado pela comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou, em nota enviada à Redação Integrada O Liberal, que a Escola Estadual de Genipauba faz parte de uma relação de 204 estabelecimentos de ensino da rede pública que se encontram em situação de calamidade e que estão sob intervenção da Defesa Civil. Para contemplá-los, foi elaborado um plano de intervenção que inclui reparos de emergência, como recuperação das redes hidráulica e elétrica, além de recuperação de outros espaços de convivência, como banheiros, copas e cozinhas. No caso específico da escola de Genipauba, as obras estão previstas para iniciar no dia 15 de julho.

Assembleia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) convocou os professores estaduais para uma assembleia geral da categoria a partir das 9 horas desta quinta-feira (9), na Escola Estadual Augusto Meira, bairro do Marco, em Belém. Os professores definirão os rumos da mobilização que tem por objeto as negociações com o Governo do Estado sobre o pagamento do piso nacional dos docentes da educação pública estadual. 

O Governo do Estado informou que no último dia 6 uma comissão do Sintepp foi recebida novamente na sede da Secretaria de Estado de Administração (Sead). De acordo com o texto da nota, essa foi a terceira reunião que teve como pauta as reivindicações dos servidores da área de educação do Estado. A secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, reforçou o compromisso e a intenção do governo de estabelecer um acordo com os professores. Uma nova reunião está prevista para o próximo dia 13.

Belém