CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alepa aprova projeto que proíbe extermínio de cães e gatos em situação de rua no Pará

Proposta busca controle populacional por meio de esterilização, adoção e campanhas educativas

Gabriel da Mota
fonte

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na última terça-feira (25), o Projeto de Lei nº 393/2023, de autoria do deputado Rogério Barra (PL), que proíbe o extermínio de cães e gatos em situação de rua pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres. A proposta estabelece diretrizes para o controle populacional dos animais, incluindo identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas de conscientização pública.

A nova legislação prevê a eutanásia apenas em casos de enfermidades irreversíveis, mediante laudo técnico e exame laboratorial, garantindo que entidades de proteção animal tenham acesso aos documentos.

"Constata-se que o crescimento populacional de cães e gatos que vivem em situação de rua tem aumentado significativamente. Essa tendência é impulsionada também pelo abandono promovido por seus responsáveis legais, o que resulta em um cenário preocupante", afirmou o deputado Rogério Barra.

VEJA MAIS

image Cachorro é adotado por famílias após ser abandonado em via pública de Castanhal
Câmeras de segurança mostram o momento em que ocupantes de um veículo branco deixam o animal sozinho em uma rua do bairro Caiçara

image Tucumã: Cachorro é amarrado dentro de saco para ser jogado em lixão
Um suspeito de envolvimento no caso foi preso nesta sexta-feira (7)

image De estressado a rei da casa: família faz vídeo engraçado para oficializar adoção de cachorro
Scott, inicialmente em lar temporário, apresentou comportamento estressado, mas conquistou espaço permanente na casa após período de adaptação

O parlamentar destacou que a proposta tem o objetivo de promover uma convivência mais harmoniosa entre os animais e a sociedade. "A presente propositura constitui uma medida destinada a fomentar uma convivência mais harmoniosa entre os animais e a sociedade, mediante a implementação de técnicas eficazes para o controle populacional dos animais em situação de rua", justificou.

O projeto segue agora para sanção do governador Helder Barbalho. Caso aprovado, o estado deverá estruturar programas de controle reprodutivo e incentivo à adoção responsável, reforçando a proteção dos animais em situação de vulnerabilidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM