MENU

BUSCA

27 bairros de Belém passam por troca de hidrômetros na próxima semana; confira

Na primeira etapa do serviço, cerca de 30 mil equipamentos devem ser substituídos

Camila Guimarães

Em Belém, 27 bairros passarão pelo processo de troca de hidrômetros a partir da próxima segunda-feira, 22. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), responsável pelo serviço, estima que cerca de 30 mil equipamentos serão substituídos. O objetivo é diminuir a perdas na rede de distribuição de água e a ampliação da capacidade de detecção de vazamentos internos dos imóveis.

VEJA MAIS

Programa de negociação de dívidas da Cosanpa é prorrogado até 29 de fevereiro
Os beneficiados poderão alcançar até 90% de desconto, isenção de taxas de juros, multas e correção monetária, com acréscimo de 40% para os que optarem pelo pagamento a vista na campanha “Conta com a Cosanpa”

Alepa aprova regionalização de serviço de água e esgoto no Pará; entenda o que muda na Cosanpa
Manifestantes afirmam que matéria abre caminho para privatização; PGE nega e diz que Companhia continuará existindo enquanto empresa pública

De acordo com o planejamento da Cosanpa, a substituição dos hidrômetros será feita ao longo dos próximos seis meses em residências localizadas nos bairros Cidade Velha, Campina, Reduto, Nazaré, Jurunas, Batista Campos, Umarizal, Guamá, Cremação, Condor, Pedreira, Fátima, Marco, São Brás, Canudos, Terra Firme, Universitário, Souza, Curió-Utinga, Telégrafo, Sacramenta, Miramar, Barreiro, Maracangalha, Val de Cães, Marambaia e Castanheira.

O hidrômetro é responsável por medir com precisão o volume de água consumido dentro de um imóvel. Ele entra em atividade sempre que uma saída de água é acionada (ex.: torneira, chuveiro ou descarga) ou quando há um consumo não intencional, gerados por vazamentos na encanação do imóvel.

A troca de hidrômetros é um serviço gratuito que deve beneficiar o consumidor. “A substituição ou instalação de nossos hidrômetros é prática comum entre companhia de saneamento. É uma ferramenta contra o desperdício de água e a forma mais justa de medir o consumo de um imóvel, até porque os hidrômetros implantados possuem selo do Inmetro”, explica a engenheira sanitarista da Cosanpa, Tatiana Costa. 

“A substituição dos hidrômetros também atende outros requisitos como limite do tempo de uso e condições de conservação”, pontua a profissional, que atua como subcoordenadora de Obras e Projetos do Programa de Desenvolvimento de Saneamento do Pará, na Cosanpa. 

Segurança

O serviço de substituição será realizado por funcionários identificados com uniforme e crachá da Cosanpa, seguindo um cronograma por áreas que será informado nos canais oficiais da Companhia.

Belém