Malas extraviadas? Dá para tentar evitar!
As merecidas viagens de fim de ano estão chegando. E tudo o que a gente mais quer depois de horas de voo é reencontrar a mala para poder desbravar o destino que escolhemos ou voltar para casa e descansar.
Porém, imprevistos acontecem. Uma das dores de cabeça é o extravio de malas. Para reduzir as chances de aborrecimento, o Bagagem de Bolso reuniu algumas dicas:
1) Evite fazer o check-in muito próximo ao horário do embarque.
2) Dê preferência para conexões mais longas - mais de 1 hora em voos domésticos e mais 2 horas e 30 minutos em voos internacionais.
3) Retire todas as etiquetas de voos antigos. Confira a pesagem e a etiquetagem de sua bagagem, que deve indicar o seu destino final.
4) Identifique sua mala: Coloque uma tag ou um cartão de visitas com nome, endereço, e-mail e telefone [acessível durante a viagem] legíveis do lado de fora e outro com as mesmas informações dentro da mala [caso a tag seja arrancada].
5) Diferencie a sua mala: coloque algum tipo de adesivo, tag, lenço ou identificador específico, para que você e os outros passageiros do voo tenham mais facilidade para identificá-la, especialmente se for preta ou um modelo muito comum.
6) Utilize sempre cadeados [se for viajar aos EUA, opte pelo modelo aprovado pelo TSA para evitar danos] e fique atento na hora da entregar a mala na esteira.
7) Não descuide da bagagem em áreas comuns do aeroporto como praça de alimentação ou banheiros.
Se mesmo assim você for “premiado”, dirija-se ao balcão da companhia aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Faça também uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA