É seguro viajar à Ásia neste momento?
Se você planejou ou planeja viajar à Ásia nos próximos meses, certamente deve estar com muito receio de ir pra lá por causa do coronavírus. Há muita especulação e informações desencontradas...
O que sabemos, de fato, até agora é que o vírus já infectou mais de 4.500 pessoas, cerca de 106 pessoas morreram na China e que há casos confirmados lá e em mais 14 países: Alemanha, Austrália, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Taiwan. A doença não é “inédita”. Já se fez presente durante um surto, em 2002 e 2003.
Algumas agências e companhias aéreas estão permitindo o cancelamento gratuito de hotéis e voos para a China. Porém, a política nem sempre é extensiva aos demais países.
Apesar do grande temor, cancelar sua viagem à Ásia por causa do coronavírus pode ser uma decisão precipitada. Do ponto de vista de saúde, o risco da doença para os turistas, inclusive os que visitaram a cidade chinesa de Wuhan, epicentro do vírus, é considerado baixo por profissionais da área. No entanto, os viajantes devem procurar atendimento médico se desenvolverem sintomas respiratórios dentro de 14 dias após a passagem pelo lugar.
Sob o aspecto econômico, você não terá reembolso das despesas pagas, sobretudo a sua passagem aérea. A menos que a sua tarifa preveja essa opção ou a companhia disponibilize o cancelamento gratuito de forma voluntária.
Em resumo: se você ainda não fechou a sua viagem, melhor aguardar. Se já planejou e está com tudo pronto, vá e siga as orientações das autoridades de saúde locais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem orientado os países a se prepararem. Porém, até agora, não deu alertas de restrições em viagens em virtude do vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira, 28, o Brasil havia contabilizado nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Ceará. Três deles em São Paulo. Porém, até o momento nenhum comprovado e confirmado.
Em comunicado, o Ministério recomenda que as viagens à China sejam realizadas apenas em casos de extrema necessidade. O Ministério também instruiu os representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em portos e aeroportos a orientar os viajantes a tomar medidas de precauções em viagens ao exterior.
Caso você tenha viagem marcada à Ásia, é importante ficar de olho nas informações sérias e evitar manchetes sensacionalistas.
Sintomas do coronavírus:
- febre;
- dificuldade de respirar;
- coriza;
- tosse;
- dor de garganta.
Como o vírus se transmite:
- ar;
- toque;
- manuseio de objetos que tiveram contato com boca, nariz ou olhos.
A OMS recomenda:
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- evitar tocar nos olhos, nariz ou boca;
- manter-se afastado de pessoas doentes;
- evitar proximidade com animais selvagens e pessoas que apresentem sintomas de infecção respiratória aguda.
Dica esperta do Bagagem: é recomendável contratar um seguro viagem internacional antes de viajar. Assim, você conta com atendimento médico e hospitalar em casos de urgências, emergências ou doenças durante a viagem. Você também pode garantir consultas, internações, além de tratamentos, remédios e repatriação médica e funerária em situações mais extremas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA