Como será viajar de avião após a pandemia?
Todos devem estar se perguntando como serão as viagens de avião quando a pandemia do novo coronavírus passar. Sim, porque vai passar! Desde já, o uso de máscaras e de álcool em gel são novas medidas de segurança para embarque. Especialistas preveem outras iniciativas para deixar os viajantes mais seguros e tranquilos.
Com a diminuição expressiva das viagens este ano, as companhias aéreas esperam que a normalidade retorne em 2021. Para isso, empresas, aeroportos e governos analisam medidas adicionais de segurança para evitar a propagação da covid-19. Com base em reportagem da revista Época Negócios, o Bagagem separou cinco delas pra você conferir:
• Teste rápido de covid-19 antes de embarcar
Em abril, a Emirates começou a oferecer testes rápidos de sangue para identificar a presença do novo coronavírus a seus passageiros que partiam de Dubai. Os resultados sai em apenas dez minutos. Hong Kong, que adotou a medida recentemente, tornou os testes obrigatórios. Isso também deverá ser uma realidade em outras companhias e aeroportos.
• Medição de temperatura
Companhias aéreas como Air Canada, Frontier Airlines e Etihad começaram ou irão introduzir a medição de temperatura antes do voo. É mais um procedimento para aumentar a segurança dos viajantes ao embarcar.
• Novo design nos aviões
A empresa italiana Avion Interiors está projetando novos interiores para a aeronaves com o objetivo de diminuir a exposição dos passageiros. O engenheiro aeronáutico francês Florian Barjot criou, por exemplo, o PlanBay. Trata-se de um escudo removível para os assentos do meio. É destinado a proteger os passageiros que estão nos assentos de trás e do lado.
• Uma nova classe
Em entrevista ao Business Insider, o futurista Ross Dawson disse achar que as pessoas seriam "altamente sensibilizadas ao risco de uma pandemia". Previu, então, que as companhias aéreas precisariam intensificar suas precauções, talvez oferecendo vários graus de distância entre os assentos.
• Higienização individual das malas
De acordo com o SimpliFlying, as bagagens poderão ter seu próprio processo de desinfecção por raio UV antes de serem carregadas em aviões.
E como ficam os preços das passagens aéreas? Embora alguns especialistas acreditem em tarifas mais baixas à medida que as companhias aéreas tentam atrair passageiros, um comunicado da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) não é otimista.
A entidade prevê que as tarifas aumentem em até 54% em alguns lugares por causa das medidas de distanciamento social, já que haverá menos assentos disponíveis para venda. De acordo com a IATA, com elas haveria uma redução na capacidade máxima de carga dos aviões para 62%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA