Cinco livros para os apaixonados por viagens
Assim como navegar, viajar também é preciso. Principalmente para quem é apaixonado por desbravar outros lugares. Seja caindo na estrada, pegando um avião ou, até mesmo, assistindo a programas para conhecer o mundo sem sair de casa. O Bagagem separou cinco livros para você se inspirar e escolher o seu próximo destino.
• 1. Não Conta Lá em Casa, de André Fran
André Fran, um dos quatro apresentadores do programa exibido pelo Multishow, relata suas experiências, nos locais gravados para a série "Não conta lá em casa", nos mais excepcionais destinos do mundo. Publicado em 2013, o livro foi feito para quem curte viagens a lugares polêmicos como o Iraque ainda praticamente em guerra, a impenetrável Coreia do Norte, o Afeganistão dos Talibãs, Tuvalu, a ilha-país prestes a sumir do mapa pelos efeitos do Aquecimento Global, além de Somália, Etiópia, o Japão logo após o tsunami, entre outros. Uma obra com histórias divertidas e emocionantes. O livro não é um guia de viagens, mas de importantes lições de vida.
• 2. O Guia do Viajante do Caminho de Santiago, de Daniel Agrela
O livro é um dos guias de viagens mais famosos do século. Milhares de viajantes saem de suas casas com a vontade e sonho de percorrer a pé um trajeto de 800 quilômetros pelo Norte da Espanha. A obra é ideal para quem busca o autoconhecimento. Para quem quer se libertar de pesos, sofrimentos, angústias e estresse e deseja enxergar a vida de uma maneira diferente. É dividido em três partes (Orientação, Preparação e Direcionamento).
• 3. Lugares Distantes: Como Viajar Pode Mudar o Mundo, de Andrew Solomon
África do Sul, Brasil, China, Romênia, Ilhas Salomão, Equador, Taiwan, Mongólia, Antártica e Líbia, sete continentes e 83 países reunidos em uma coletânea que conta mais que relatos de viagem. Aborda ramificações sociais, políticas e econômicas vistas pelos olhos de pessoas comuns. Prisioneiros políticos, vítimas de estupro, garçonetes trans, xamãs e outros excluídos da sociedade são boa parte das figuras do autor, que conta como a história é alterada tanto por indivíduos quanto como as identidades pessoais são afetada quando governos mudam.
• 4. Diários de Bicicleta, de David Byrne
Dividido entre ensaios, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos, o autor também conta as suas reflexões sobre diversos assuntos como política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade etc. O ex-vocalista da banda Talking Heads leva o leitor por longos passeios em várias cidades, além da bicicleta como meio de transporte, com benefícios para saúde e infraestrutura dos centros urbanos. Byrne viajar por Nova York, Manila, Buenos Aires, Sydney e Berlim.
• 5. Sozinha mundo afora: Dicas para sair pelo mundo em sua própria companhia, Mari Campos
Segundo Mari Campos, um acompanhante nem sempre é necessário. O livro é um guia para muitas mulheres que evitam viajar sozinhas. A jornalista e viajante profissional já desbravou mais de 25 destinos sozinha. Na obra, a autora conta sua própria experiência e também um relato de outras viajantes acostumadas a sair sós pelo mundo. Com leveza, humor e de maneira inteligente, Mari conta que é possível se divertir e viver experiências inesquecíveis mesmo sozinha.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA