Mercúrio retrógrado começa nesta segunda-feira (25); veja os impactos e como amenizá-los
Fenômeno astrológico, que ocorre três vezes ao ano, impacta explicita ou sutilmente no cotidiano das pessoas
Inicia-se nesta segunda-feira (25) o terceiro mercúrio retrógrado de 2024. Como das outras duas vezes, o fenômeno astrológico promete movimentar a vida de todos, especialmente em questões relacionadas à comunicação, tecnologia, viagens e planejamento. A duração do terceiro fenômeno será até o dia 15 de dezembro.
Mas, o que é Mercúrio retrógrado e quais os impactos dele na vida das pessoas? Confira o que os astros dizem!
VEJA MAIS
O que é e quais os impactos do Mercúrio retrógrado?
Mercúrio, na astrologia, é o planeta associado à comunicação, lógica, intercâmbio de informações e movimento. Quando entra em retrogradação, o astro parece se mover para trás no céu em relação à Terra. Embora isso seja apenas um fenômeno visual, de forma astrológica, isso significa um momento de pausa ou revisão dos assuntos relacionados a esse planeta.
À CNN, a consultora esotérica Joyce explica que, durante esse período, Mercúrio estará posicionado a 22 graus de Sagitário e retrocederá até os 6 graus do mesmo signo. “Pessoas com planetas pessoais nestes graus de Sagitário poderão sofrer um impacto mais acentuado, de acordo com a natureza do outro planeta envolvido”, diz ela.
De maneira geral, essa retrogradação tende a potencializar excessos e exageros, uma vez que Sagitário é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Conhecido pela sua inteligência, confiança e senso de humor, Sagitário pode, neste período, enfrentar o risco de se tornar arrogante e acreditar que sabe mais do que realmente sabe.
Por estar diretamente ligado com a comunicação, os principais impactos podem em várias situações cotidianas.
"Tudo aquilo que está envolvido com se locomover e levar as mensagens está desafiador", explica a astróloga Jamille Queiroz, à Redação Integrada de O Liberal.
Veja algumas situações que podem ter influências do Mercúrio retrógrado:
- Má interpretação e comunicação confusa;
- Complicações em viagens;
- Falha de sistemas digitais;
- Problemas em sistemas bancários;
- Filas de espera.
Outra situação a estar atento nessa época se refere às compras, pois o arrependimento pode ser uma consequência após o fenômeno astrológico. "Pode ser que você compre alguma coisa agora e sinta que, depois do Mercúrio retrógrado, essa não era a melhor escolha", aponta a astróloga.
Como amenizar os impactos?
O Mercúrio retrógrado impacta a vida de todas, desde as situações mais explícitas a mais sutis. Assim, saber como lidar com algumas situações estressantes durante esse período é fundamental. Abaixo, veja umas dicas:
- Pensar melhor antes de dar uma resposta;
- Analisar mais as consequências de uma decisão;
- Ser menos individualista e se colocar mais no/na lugar/visão do outro;
- Ter mais cuidado ao certificar documentos, horários;
- Chegar aos compromissos com antecipação;
- Proteger dispositivos móveis com películas;
- Ter cuidado com eletricidade.
(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)